CAPS Adulto Largo 13 promoveu atividade de inserção social no litoral Sul

Como forma de obter inserção cultural, 37 pessoas, entre usuários e funcionários, fizeram um passeio até o CAPS II de Itanhaém

Por Mayara Carlis

O último dia 20 de fevereiro foi atípico para funcionários e pacientes do CAPS Adulto II Largo 13. Às 8h da manhã, eles embarcaram em um ônibus rumo ao litoral sul de São Paulo. O destino era o CAPS II de Itanhaém.

Foi muito além de um simples passeio. O objetivo da viagem era proporcionar aos pacientes da unidade a inserção cultural e incentivar o protagonismo de usuários e a articulação com os outros usuários da rede de Saúde Mental.

Ao todo, 37 pessoas, entre usuários e funcionários, passaram o dia todo na cidade litorânea. No perfil oficial do CAPS II de Itanhém em uma rede social, eles descrevem o intercâmbio como algo positivo. “Um dia de atividade diferente, juntamente com nossos usuários, passamos o dia na praia, jogamos, tomamos banho de mar, comemos e nos divertimos muito! (...) O dia foi perfeito!”.

Este é o sexto ano que o passeio é realizado. Márcia Jordão, psicóloga do CAPS Adulto II Largo 13, explica que é um desafio para o paciente. "Para muitos é uma nova experiência e uma emoção grande. Alguns nunca foram à praia e ficam chateados por seus familiares não poderem ir mas, nesta descida, trabalhamos as limitações, a convivência do grupo, o espírito de colaboração e eles acabam nos vendo (profissionais) de forma mais humana, então para nós é muito gratificante", afirmou.

O CAPS Adulto II Largo 13 atende os pacientes adultos portadores de transtornos mentais severos e persistentes, por meio de uma equipe multiprofissional, através de atividades terapêuticas grupais em projetos: intensivos, semi-intensivos e não intensivo. Ele está localizado na rua Paula Cruz, 71, Santo Amaro e funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h.