Desintoxicação Alimentar

A substituição de alimentos saudáveis elimina as toxinas acumulada pelo organismo e contribui para o bom funcionamento do intestino

Por Zenildes Mota

Conhecida como Dieta Detox, a desintoxicação alimentar é baseada no consumo de nutrientes que eliminam as toxinas do organismo. A pessoa que adere esse procedimento, tem como finalidade reduzir o consumo de produtos industrializados por um determinado período e trazer para mesa alimentos que ajudam o metabolismo a funcionar melhor.

Para atender as demandas no dia a dia, as pessoas buscam alternativas de alimentação que tenha preparação rápida ou, na maioria das vezes, utilizam aquelas que já veem semi prontas. Com isso, muitos alimentos saudáveis são afastados do cardápio diário e dão espaço para outros alimentos saturados em gorduras, agrotóxicos e conservantes. Neste caso, os industrializados assumem o lugar do prato saudável.

“A dieta Detox, na realidade, se baseia em uma alimentação equilibrada e leve, isenta de frituras, gorduras e açúcares. A proposta da desintoxicação alimentar é fazer uma retomada de alimentação normal. Isso normalmente ocorre quando as pessoas exageram no consumo de comidas em épocas comemorativas”, afirma a Nutricionista Rita Helena Bueno Pinheiro, da Atenção Básica de Saúde da Secretária Municipal de Saúde (SMS).

O cardápio saudável para essa dieta inclui o consumo de carne branca, legumes, verduras e frutas (de preferência orgânicos), castanhas, sementes, cereais e bastante líquidos. “Os sucos são muito indicados pois, além de serem refrescantes, hidratam e provocam um aumento de excreção urinária, o que ajuda a eliminar as toxinas”, complementa Rita.

Embora essa dieta tenha o objetivo de fazer uma limpeza no organismo e ajudar no bom desenvolvimento do intestino, não é recomendado iniciar uma dieta sem a orientação de um especialista, como alerta a Nutricionista. “A dieta especial, seja ela qual for, deve ser prescrita por nutricionista após avaliação do estado nutricional do indivíduo”, concluiu Rita.