Alunos do curso técnico da vigilância da saúde apresentam trabalho final

Nove trabalhos de conclusão de curso foram apresentados na ETSUS

 Por Bruna Zanlorenzi
(texto e fotos)

Na última quarta-feira (19/03), os alunos da primeira turma do curso técnico da Vigilância da Saúde (TVS) da região Sul apresentaram, na Escola Técnica do Sus – Sul (ETSUS), seus trabalhos para conclusão da capacitação.

Como são 31 alunos, a apresentação dos trabalhos foi dividida em dois dias. Neste primeiro, nove TCC foram apresentados.

Um deles foi sobre a “Vigilância da Tuberculose na população em situação de rua” da aluna Terezinha de Lourdes Pereira. “O objetivo do trabalho foi apresentar os dados da tuberculose na polução em situação de rua. Trata-se de uma doença altamente transmissível, principalmente em população vulnerável. É fundamental que haja uma discussão para o levantamento de ações que preveem a diminuição do contagio e a quebra da cadeia de transmissão da doença.”

Patrícia Leal, orientadora do trabalho de conclusão de curso da aluna Terezinha e funcionária da SUVIS da Coordenadoria Regional Sul (CRSSUL), explica qual foi o maior desafio do projeto. “O maior desafio foi a discussão das possibilidades para a resolução do problema apresentado, tais como o acompanhamento da tuberculose na população em situação de rua”, afirmou Patrícia.


Cerca de 40 pessoas assistiram as apresentações

Os outros trabalhos:

- “Elaboração de Mapa de Risco de Contaminação de Água para Consumo Humano Utilizando Georreferenciamento para Melhoria dos Planos de Amostragem do Programa VIGIAGUA na Capela do Socorro” do Valdemar de Matos Pimentel. – SUVIS Capela do Socorro

- “Tabagismo - Um Problema de Saúde Pública e um Grande Desafio para o SUS” do grupo - Iara Holanda Guerra, Leandro Figueiredo Barbosa e Shirlene Aparecida de Souza. – SUVIS Santo Amaro e Cidade Ademar

- “Retrato da Velhice: TVS e a Pessoa Idosa Institucionalizada” da dupla, Antonio Carlos Oliveira e Maria do Desterro S. V. Carvalho. – SUVIS Capela do Socorro.

- “Ponto de Lixo Viciado: Educação Ambiental” do Celso Dourado da Silva e Paulo Bento dos Santos. – SUVIS Santo Amaro e Cidade Ademar.

- “Qualidade de Vida e Práticas Integrativas em Saúde” Flávia Aparecida P Feliciano, Vanessa Suely Feliciano e Talita Soares Tavares - SUVIS Campo Limpo e Capela do Socorro.

- “O Teatro como Ferramenta Educativa na Vigilância Ambiental: um estudo de caso no município de São Paulo, região de Campo Limpo”– Marcos Aurélio de Oliveira - SUVIS Campo Limpo.

- “O Uso Adequado do EPI em Atividades de Nebulização” - Geraldo Ornelas Teixeira, Joselia Alves de Lira e Nelson Alves Xavier - SUVIS M’Boi Mirim.

- “Medidas preventivas de Acidentes com Escorpiões no Bairro do Jardim Brasília na Comunidade Promorar” – Cícero Belo Feliciano e Mauricio do Prado – SUVIS M’Boi Mirim

A Diretora da Escola Municipal da Saúde (EMS), Dra Laura Sanlucci, relata o seu orgulho. “O curso que começou há quatro anos, foi concluído com chave-de-ouro. Os trabalhos realizados tiveram muita relevância e um olhar diferenciado. Só tenho que agradecer por eles terem acreditado na escola e também agradecer os docentes, coordenadores da equipe da saúde e a parceria com a COVISA”, agradeceu Laura.


Diretora encerrando o primeiro dia de atividades e agradecendo todas as pessoas envolvidas
 

A capacitação

O objetivo do curso foi formar Técnicos em Vigilância em Saúde comprometidos com a consolidação do SUS. Propiciar, assim, situações de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento das competências profissionais nas dimensões: técnica, ética, política e comunicativa, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população.

Patricia Leal, da SUVIS da Coordenadoria Regional Sul (CRSSUL), explica a importância do curso. ”A importância do curso é a ampliação do olhar. É entender na prática os conceitos de determinantes sociais de Saúde do território e levantar possíveis soluções com base no trabalho integral e intersetorial.”

A aluna Terezinha de Lourdes Pereira ressalta os benefícios do curso: “Além do olhar ampliado, ele nos ensina a lidar com as pessoas e nos enriquece com conhecimentos para agregar valor ao SUS”.

A apresentação contou com cobertura da TV Corporativa da Escola Municipal. Confira os melhores momentos na página da EMS no facebook: https://www.facebook.com/EscolaMunicipalDeSaude

Próximos trabalhos

O segundo dia de apresentações será no dia 24 de março, das 8h às 15h, na Escola Técnica do SUS Sul (ETSUS) localizada na Rua Olívia Guedes Penteado, 267. Neste dia, os demais oito grupos irão apresentar seus TCCs.

Veja a Programação aqui:

Serviço:

Dia - 24/03/2014
Horário – 8h
Endereço – Rua Olívia Guedes Penteado, 267 (ETSUS).