Capela do Socorro realiza Seminário de Conselho Gestor de Saúde

Mais de 130 integrantes dos Conselhos Gestores da Supervisão Técnica e dos Conselhos locais das Unidades de Saúde da Capela do Socorro participaram do evento

Por Tatiana Ferreira

No sábado (29/03) a região Sul promoveu, no CEU Cidade Dutra, o Seminário de Conselho Gestor de Saúde da Capela do Socorro. O tema abordado foi “Conselho Gestor - Para quê?” O evento reuniu mais de 130 participantes dos Conselhos Gestores da Supervisão Técnica e dos Conselhos locais das Unidades de Saúde da Capela do Socorro, dos três segmentos (gestão, trabalhador e usuário).

A mesa de abertura contou com a presença de Maria Cícera Sale – assessora da Gestão Participativa de SMS – representando o Secretário Municipal de Saúde José de Filippi Júnior Jr., Vera Maria da Silva – assessora do Gabinete da CRS Sul – representando a Coordenadora Tania Zogbi Sahyoun e Lúcia Marques Cleto Duarte Iusim – Supervisora Técnica de Saúde da Capela do Socorro.

Uma Mesa Redonda abordou o tema: “Conselho Gestor – Para que?”. Falaram Frederico Soares de Lima (substituindo o Sr. José Amaral do Carmo) - representante da União dos Movimentos de Saúde da Cidade de São Paulo – ex Conselheiro Municipal de Saúde pelo segmento usuário; Antônio Carlos Lima – Secretário Geral do SINDSEP - ex-conselheiro do Conselho Municipal de Saúde pelo segmento trabalhador e Marco Antônio dos Santos – assessor técnico de Gestão Participativa da CRSSul.

Integrantes se dividiram em cinco oficinas

As pessoas presentes foram distribuídas em cinco grupos para participar de oficinas com respectiva apresentação na plenária final. Os temas debatidos foram: a participação do conselheiro na gestão do SUS, intersetorialidade, representatividade no território, mobilizar – para quê? E Educação Permanente para o Controle Social no SUS.

Também ocorreu uma apresentação cultural da ONG Futurong e, na sequência, a apresentação pelos grupos das oficinas. No final do evento houve a entrega de certificados aos presentes.

Na avaliação da Supervisora de Capela, Lúcia Marques Cleto Duarte Iusim, a realização do Seminário foi muito positiva e possibilitou chegar a vários resultados, como:

A reflexão de que a participação é uma construção de todos, e que para a efetivação do Controle Social no SUS no território todos os segmentos devem estar em ação, em movimentação para atingir esse objetivo.

O momento de aproximação entre os conselheiros, onde puderam refletir sobre o que está evoluindo nos Conselhos locais e o que precisa melhorar.

O alinhamento de conceitos de representatividade, educação permanente, participação, mobilização e intersetorialidade, e a reflexão sobre hipóteses de solução para as problemáticas levantadas.