SUVIS da região Sul já vacinou mais de 46 mil meninas contra o HPV

Campanha que teve início em 10 de março e prossegue até 10 de abril

Por Tatiana Ferreira e Mayara Carlis

Campanha vacinou cerca de 100 meninas na escola
 

A campanha de imunização contra o HPV, causador do câncer do colo do útero, começou no dia 10 de março. Já foram vacinadas mais de 46 mil meninas somente na Zona Sul de São Paulo - mais de 67% da meta no território, que é de vacinar cerca de 69 mil garotas.

Os bons resultados podem ser explicados pela estratégia adotada pelas equipes da Coordenadoria Regional de Saúde Sul. Além da vacinação estar sendo feita nas UBSs, ela ocorrer simultaneamente nas escolas municipais de ensino fundamental da região.

No dia 18 de março cerca de 100 meninas foram vacinadas na EMEF Calógeras, localizada no Jardim Aeroporto, na zona sul de São Paulo.

“Algumas meninas ficam com receio de tomar a vacina. O que a gente faz é conversar no sentindo de tranquilizá-las e explicar a importância da vacinação. Se mesmo assim elas demostram medo, a gente orienta a procurar uma unidade básica de saúde mais próxima para que a vacina possa ser tomada lá”, explica Megumi Hayashi, enfermeira da UBS Jardim Aeroporto.

Megumi explicou ainda como foi o processo. “Entramos em contato com todas as escolas próximas da unidade para verificar se a escola cedia espaço para a campanha. As que aceitaram, a gente foi fechando uma data para realizar o trabalho. O processo dura um dia em cada escola. As meninas se dirigem ao espaço destinado, entregam as autorizações previamente enviadas pela escola e assinadas pelos responsáveis, tomam a vacina, aguardam alguns minutos e retornam as suas atividades escolares regulares”.

Daniela Ferreira, assistente de direção da escola, explica como foi o processo: “A gente mandou na agenda das alunas uma autorização para os pais assinar. Só foram vacinadas aquelas meninas cujas autorizações vieram assinadas”.

Dia D

No último sábado dia 29 de março, todas as UBSs da cidade abriram as portas para realizar a vacinação. Das 8h às 17h, as unidades aplicaram a vacina nas jovens que perderam a vacinação nas escolas já visitadas pelas equipes da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA).

No território da região Sul, cerca de 4.200 meninas receberam a primeira dose da imunização. “Estamos trabalhando bastante para sensibilizar os pais em relação à importância da vacina. Estamos indo a todas as escolas e as respostas da campanha têm se mostrado bastante positiva”, afirma Carmen Gregorut, interlocutora da SUVIS Sul.

Cleusa Aparecida, da SUVIS santo amaro preparando a vacina

A campanha

A vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) é destinada às meninas entre 11 e 13 anos e será feita em três etapas. A segunda dose da imunização dever ser aplicada seis meses após a dose inicial (em setembro, somente nas UBS). A terceira, que funciona como reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira dose e vai ocorrer somente nas UBS.

Em 2015 a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre nove e 11 anos e também será dividida em três doses. A partir de 2016, a vacinação deverá ser aplicada nas meninas com nove anos. Como a população indígena é um grupo de maior vulnerabilidade, a campanha é voltada a meninas indígenas com idades entre 9 e 13 anos no ano da introdução da vacina.

A doença

O HPV é um vírus contagioso, que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contágio entre mãe e bebê durante a gravidez ou no parto - é a chamada transmissão vertical.

No início, a doença não mostra sintomas mas pode evoluir para lesões de pele e mucosas. Em alguns casos, também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas: dores, corrimento ou sangramento vaginal.


Equipe que aplicou as vacinas nas meninas no dia 18 (Cleusa Aparecida, Megumi, Emiko e Anay De Souza)