Como detectar os fatores estressantes da vida

Organize as atividades diárias e controle melhor o tempo. Isso aumenta a qualidade de vida e diminui a influência negativa para saúde

Por Zenildes Mota

O corpo humano, de maneira geral, necessita de uma dose de adrenalina para impulsionar o indivíduo a buscar alternativas que solucionem as situações conflitantes que aparecem na correria do dia a dia. O acúmulo de atividades e as frustrações pelas dificuldades encontradas geram o fator estresse.

O estresse faz parte do processo natural da vida do ser humano. Cada pessoa reage de maneira diferente quando se encontra em situações estressantes. “O termo estresse pode ser definido como a somatória de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos estressores externos, que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências no meio ambiente, o que provoca o desgaste fisiológico e emocional nesse processo”, explica Sônia Maria Palma, da atenção Básica em saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

No mundo contemporâneo, as pessoas em busca de melhor qualidade de vida entram em situações conflitantes e colocam em perigo o futuro da saúde. “O estresse pode ser causado pela ansiedade ou depressão devido à mudança brusca no estilo de vida, a exposição a um determinado ambiente que possa leva a pessoa a sentir algum tipo de angústia”, complementa Sônia.

O excesso de conflitos diários, além de enfraquecer o metabolismo prejudica a saúde de modo em geral. “Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, os nossos mecanismos de defesa podem não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares, gástricas e perturbação do sono”, alerta Sônia.

Saber conciliar as condições impostas da vida cotidiana, na atualidade, é necessário para amenizar as consequências negativas que o estresse ao longo do tempo remete para a vida futura. Em algumas situações, o fator emocional é o mais afetado nesse processo. O sistema imunológico pode ser prejudicado e o corpo fica suscetível às doenças oportunistas como as citadas anteriormente.

Para evitar situações estressantes que afetam a saúde de maneira em geral, Sônia lista algumas medidas que o indivíduo pode adotar como base para o controle emocional como:

• Organizar o tempo e diminuir os compromissos
• Não se desgastar em uma só tarefa.
• Ser criativo e descobrir suas potencialidades.
• Buscar o equilíbrio entre trabalho e lazer.
• Reservar tempo para si mesmo.
• Se estiver muito irritado, tente conter o impulso.
• Não tente resolver tudo sozinho, delegue funções.
• Não leve trabalho para casa.
• Quando sair do escritório, deixe as preocupações profissionais no serviço.