Semana do Orgulho LGBT terá ações de prevenção, promoção à cidadania e direitos humanos

Secretaria Municipal da Saúde oferece dois serviços inéditos: teste rápido oral para diagnóstico precoce do HIV e confecção do Cartão SUS com nome social


Foto: DST/AIDS

Durante a semana que antecede a 18ª Parada do Orgulho LGBT, marcada para o domingo (04/05), o Programa Municipal de DST/Aids (PM DST/Aids) realizará atividades de incentivo ao diagnóstico precoce do HIV, reforçará as ações de prevenção e a importância do uso de preservativos.

As atividades iniciaram hoje (28), com a oferta gratuita do teste rápido em fluído oral para detecção do HIV. O procedimento é inédito no Município de São Paulo e a Secretaria Municipal é o primeiro órgão público do País a participar da iniciativa do Ministério da Saúde. O teste é um método simples e dispensa seringas e agulhas. O resultado sai em 20 minutos, com 99% de confiabilidade. A Campanha Fique Sabendo será realizada até amanhã (29), na Praça da República. O PM DST/Aids pretende realizar 600 testes entre os dois dias de campanha.

No feriado do dia 1º de maio, os técnicos e agentes de prevenção participarão da 14ª Feira Cultural LGBT. A novidade este ano é a confecção do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) com nome social, que é um reconhecimento da legítima identidade dessa população, além de uma conquista dos movimentos sociais de travestis e transexuais que contribui para a redução do estigma, preconceito, violência e discriminação social, promovendo o acesso integral à saúde. O evento também terá a distribuição de preservativos e gel lubrificante, orientações sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis e a Aids, além da divulgação dos serviços municipais especializados. A Feira abrigará diversos expositores dos mais variados gêneros e uma área específica para divulgação de trabalhos sociais. Tendas oferecerão oficinas culturais, de prevenção, saúde, segurança, cidadania e direitos.

No mesmo dia e local, o PM DST/Aids receberá da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (APOGLBT) o Prêmio “Cidadania em Respeito à Diversidade”. A premiação é um reconhecimento das ações de destaque desenvolvidas com a comunidade LGBT em 2013.

No domingo (4/5), a partir das 10h, a Avenida Paulista será palco da 18ª Parada do Orgulho LGBT, onde a população também poderá retirar preservativos nos 20 dispensadores ambulantes ou receber orientações dos agentes de prevenção por toda a avenida.

A Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, considerada a maior do mundo, recebe milhões de pessoas todos os anos. O evento, organizado pela APOGLBT, tornou-se um espaço privilegiado de defesa da diversidade sexual e para o estabelecimento de uma aliança estratégica e novas parcerias entre o PM DST/Aids de DST/Aids e o Movimento LGBT.

Números

* Em 2013, foram realizados no Município de São Paulo, 534.706 mil testes para diagnóstico do HIV pelo método convencional e 41.143 testes rápidos de punção digital;

* Entre 1980 e junho de 2013, foram notificados 84.204 casos de Aids no Município de São Paulo, sendo 60.659 (72%) no sexo masculino e 23.545 (28%) no sexo feminino. A maior Taxa de Incidência neste período aconteceu em 1998 com 47,6 casos de Aids para cada 100.000 habitantes.
Em 2007, essa taxa estava em 24,6 e em 2012 em 19,3, uma redução de 21,5%. Os dados de 2013 ainda estão em processo de sistematização;

* Dados do último Boletim Epidemiológico do Município apontam que as taxas de crescimento da epidemia de Aids entre jovens gays encontram-se em médias superiores às encontradas em outras camadas populacionais na mesma faixa etária.

Na cidade de São Paulo, Homens que fazem Sexo com Homens (HSH) representam a principal categoria de exposição no sexo masculino com 36% dos casos de Aids. Destes, 45% na Centro-Oeste com maior concentração na região da Sé.


SERVIÇO

• Teste Rápido Fluído Oral detecção do HIV

Datas: 28 e 29 de abril de 2014
Horário: das 10h às 16h
Local: Praça da República

• Atividade de prevenção na 14ª Feira Cultural LGBT - TENDA DA PREVENÇÃO

Data: 1º de maio de 2014
Horário: das 10h às 17h
Local: Praça da República
Parceria: Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e Coordenação de Políticas LGBT – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

• Atividade de prevenção na 18ª Parada do Orgulho LGBT

Data: 4 de maio de 2014
Horário: das 10h às 16h
Local: Avenida Paulista
Parceria: Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e Coordenação de Políticas LGBT – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania