Riqueza da cultura indígena é resgatada em evento

Entre dança e artesanato, Coordenadoria Norte promove 2º Dia da Beleza Indígena no dia 7 de Maio

Por Lígia Aparecida de Souza


A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN), por meio da supervisão de saúde da região de Pirituba/Perus, realiza hoje (07/05), a partir das 9 horas, o 2º Dia da Beleza Indígena, na Aldeia Indígena do Jaraguá.

Através desse evento, pretende-se divulgar a tradição dos povos indígenas por meio de oficinas de tratamento de beleza, com utilização de produtos naturais locais, como argila, babosa e xampu de índio. Além de apresentar aos visitantes a importância das pinturas corporais Guarani. Também será explicada a história e as tradições envolvidas neste costume, bem como iniciativas de melhoria da autoestima.

“Acho muito importante, pois nossa cultura vem se perdendo com o decorrer do tempo. É uma forma de mostrar não só para os visitantes e sim, principalmente para nossas crianças formas naturais de cuidados com os cabelos e peles”, conta Jacileide, agente de promoção ambiental.

A programação para a data conta com atividades diversificadas, como o que inclui os cuidados com a pele. Em seguida, haverá a apresentação de coral e grupo de dança. Para finalizar, acontecerá a exposição da feira de artesanato.
Com ampla variedade para entretenimento dos participantes, o 2º Dia da Beleza Indígena oferece uma série de ações elaboradas para proporcionar o resgate à cultura de um povo que possui extrema representatividade e contribuição à sociedade mundial.

Horta

Além do Dia da Beleza, a supervisão com a população da Aldeia Indígena do Jaraguá Tekoa Ytu e Piau, desenvolvem ações direcionadas para a montagem de horta com vistas à obtenção de alimentação saudável, para o meio ambiente (plantio de árvores, gerenciamento de resíduos sólidos e montagem de minhocário). Na aldeia vivem 147 famílias da etnia Guarani, com população total de 630 pessoas.

Serviço
Aldeia Indígena do Jaraguá
Endereço: Rua Comendador José de Matos, 371