Curso Técnico de Vigilância em Saúde forma seus primeiros 184 alunos

Aulas tiveram duração de dois anos e meio e foram realizado em todas as seis Escolas Regionais de Saúde

Por Tatiana Ferreira
(matéria e fotos)

A formatura dos 184 alunos das seis primeiras turmas do Curso Técnico de Vigilância em Saúde (TVS), promovido pela Escola Municipal da Saúde, foi um sucesso. No evento, realizado ontem (12) no Teatro da Associação Paulistas dos Cirurgiões Dentistas (Teatro APCD), os alunos receberam os diplomas de certificação da formação, homenagearam seus docentes e a equipe das Escolas.

Diversos representantes da rede municipal de Saúde, das Coordenadorias Regionais de Saúde e do Ministério da Saúde comparecem. Vera Maria da Silva Ribeiro, representando a coordenadora regional de saúde sul, Tania Zogbi Sahyoun, afirmou que é o SUS quem ganha com a formatura destes profissionais. “Vocês saem mais capacitados e o SUS se fortalece, pois aprimora a qualidade do atendimento oferecido a essa população que tanto precisa. Parabéns aos alunos”.

Regina Sanches, coordenadora do curso, comemorou: “É um prazer e uma alegria imensa estarmos todos juntos nesta vitória. Hoje é a coroação de um trabalho exitoso feito com diversas parceiras”. Ela citou ainda a qualidade dos trabalhos defendidos pelos alunos. “Vimos a qualidade e a capacidade de fazer a vigilância acontecer no território. Vimos a dedicação em cada trabalho. Que cada um possa fazer acontecer o que já são capazes de fazer”.

No hall de entrada do teatro, o público pode conferir os trabalhos de conclusão de curso realizados pelos alunos. Muito emocionada, Laura Santucci, coordenadora da Escola Municipal de Saúde, relembrou a trajetória percorrida para o curso acontecer e agradeceu a cada uma das pessoas que tiveram participação neste projeto.


Alunos da CRS Sul comemoram a conquista

“Desde 2010, quando o Ministério da Saúde propôs o curso, percorremos um caminho muito árduo. Por isso, quero agradecer os integrantes da escola, os coordenadores regionais e os alunos que confiaram e acreditaram na proposta”.
Guadalupe Santana, representante do Ministério da Saúde, lembrou que o curso recebe verbas federais e falou que ficou impressionada com a qualidade dos trabalhos produzidos pelos formandos. “Quem quer se qualificar, já trabalha bem, porque quem não trabalha, não quer estudar”.

Após as falas inicias, os alunos se colocaram de pé para o juramento, conduzido pela aluna Andreia, da EMRS Sul. Em seguida foi exibido um o vídeo especial de homenagem, preparado pelo Canal Profissional da Rede São Paulo Saudável.
Após os vídeos, os alunos foram sendo chamados um a um para receber o diploma no palco. Os coordenadores das escolas regionais, assim como os docentes, foram todos homenageados pelos alunos.

Com 31 alunos, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul levou todos os docentes ao palco para tirar foto com a turma. Patrícia Leal Sousa, enfermeira da SUVIS Regional Sul e uma das docentes do curso, estava animada. “Foram dois anos e meio de curso e a gente fica feliz de ver os alunos aqui hoje. É um dia muito alegre”.

Mais surpresas e homenagens

Uma surpresa foi a participação de dois formandos, Antonio Marcos e Patrícia, como cerimonialistas do evento.

A diretora da EMS, Laura Santucci, e a representante da Dra. Ana Estela Haddad, Teresinha Pinto, foram homenageadas. Elas receberam flores dos alunos e na sequência, o representante dos Paraninfos e coordenador da EMRS Centro-oeste, Nelson Bedin, e a oradora da turma, Regina Inácio, fizeram seus discursos.

A Dra. Ana Estela Haddad, patrona das turmas, não pode comparecer à cerimônia. Como sua representante, Teresinha Pinto leu uma mensagem da primeira-dama aos alunos: “Estamos irmanados como trabalhadores que atuam na saúde e pela saúde.

Gostaria de expressar nosso reconhecimento ao importantíssimo trabalho que vocês realizam no SUS, e a importância de terem alcançado a meta de completar o curso e obter a certificação. O Brasil é exemplo e modelo a ser seguido na área de formação e educação permanente para o SUS, em especial a educação profissional”, afirmou trecho da carta escrita por Ana Estela Haddad.

O curso

O objetivo deste curso é formar Técnicos em Vigilância em Saúde comprometidos com a consolidação do SUS. A importância do curso é a ampliação do olhar desses profissionais. É entender na prática os conceitos de determinantes sociais de Saúde do território e levantar possíveis soluções com base no trabalho integral e intersetorial.


Docentes da ETSUS Sul foram homenageadas pelos alunos