Feira de economia solidária promove inclusão social de pacientes

Evento na Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro, expos peças confeccionadas pelos usuários da rede de saúde mental

Por Bruna Zanlorenzi


Coral do CECCO Santo Dias se apresentando na Feira de Economia Solidária.

No último dia 9, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), em parceria com a Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária (ECOSOL - Zona Sul) e a Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Santo Amaro, promoveu a primeira edição da Feira de Economia Solidária da Região Sul “Loucos pelas Mães”, na Praça Floriano Peixoto, das 9h às 17h.

Houve apresentações culturais, exposição de artesanatos e comercialização de alimentação. Tudo preparado pelos frequentadores dos CAPS, CECCOS e outros equipamentos de saúde mental do território.

O objetivo do evento foi promover a inclusão das pessoas que se encontram em exclusão por situações de vulnerabilidade e/ou de saúde e aumentar o conhecimento da comunidade para este processo.

Creuza Florinda da Silva Oliveira relata como a economia solidária ajudou a erguer sua vida. “Sou empreendedora agora, mas antes eu era usuária do CECCO Santo Amaro. Cheguei lá com depressão, mas agora estou bem. Essa feira é ótima, é uma grande oportunidade para mostrar nosso trabalho e os usuários ficam todos animados quando vendemos alguma peça que eles confeccionaram, é muito gratificante”.


Creuza, na frente da sua barraquinha
 

O evento também teve outro papel: mobilizar a sociedade em torno da importância da luta Antimanicomial. “Hoje, demos início às atividades do dia 18 de maio, que marca o Dia da Luta Antimanicomial”, explicou Maria Irene Gerassi, Interlocutora de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Coordenadoria Regional de Saúde Sul e uma das responsáveis pela organização do evento.

O 18 de maio remete ao encontro dos trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, para exigir uma mudança na forma de lidar e conviver com a loucura: trocar a violência pela solidariedade e o confinamento pelo convívio social.

Parceira

A área técnica de Saúde Mental da Coordenadoria Regional de Saúde Sul efetivou, em fevereiro deste ano, uma parceria pioneira com a Rede ECOSOL, com a qual vem desenvolvendo importantes projetos, como cursos de capacitações para multiplicadores e a consolidação da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) da Região Sul.


Barraquinhas dos equipamentos da Saúde para expor e vender as peças de seus usuários