Meditação como tratamento complementar

Técnica de relaxamento é utilizada para melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Por Mayara Carlis
(texto e foto)


Técnica de relaxamento é utilizada para melhorar a qualidade de vida dos usuários do AE Milton Aldred

O Ambulatório de Especialidades (AE) Milton Aldred encontrou uma forma diferente de complementar o tratamento médico de alguns pacientes: criou um grupo de meditação. Objetivo: facilitar o relaxamento e propiciar ao paciente um olhar para o seu próprio interior.

As aulas acontecem três vezes por semana, das 8h às 10h, e são gratuitas. A atividade conta em média com 10 participantes, com idades entre 40 a 60 anos, e é realizada na unidade desde 2003.

Os benefícios da prática são extensos, uma vez que a meditação tem poder terapêutico e pode ser usada para combater hipertensão, doenças ligadas ao estresse, depressão, ansiedade e raiva excessiva, insônia, infertilidade, artrite, irregularidades nos batimentos cardíacos, no tratamento da dor em doenças crônicas e para melhorar o sistema imunológico.

Segundo Franklin Rodrigues, psicólogo do Ambulatório e instrutor da atividade, a meditação é a ação de se voltar para si e se desligar do mundo exterior. “A meditação é um momento que se silencia a mente e a fala é voltada para o interior pessoal. Com a prática você vai se tornando mais sensível para a percepção dos seus chakras (centros de energia, que representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano. São eles o corpo físico, emocional, mental e energético)” aponta Franklin.

Quem tiver interesse em participar basta se informar na recepção da unidade. Fora a turma de segunda-feira - que já é considerada avançada -, existem outros dois grupos para pessoas iniciantes na prática: um que acontece as terças e outros as sextas, sempre de manhã.

Serviço:

Meditação - Ambulatório de Especialidades (AE) Milton Aldred

Dias: segundas, terças e sextas.
Endereço: Rua São Caetano do Sul, 381 - Grajaú.