Casa de Parto de Sapopemba valoriza a gestante

Casa se transformou em referência no estado. Além dos cuidados com as mamães, oferece estrutura e orientações para uma boa hora

por: Anne Miranda e Érika Rios

A Casa de Parto de Sapopemba pertence ao sistema municipal de saúde. É um local muito procurado pelas gestantes que desejam ter filhos de forma natural. A clínica existe há mais de 10 anos e fica na Zona Leste da cidade. O local atende grávidas de baixo risco, aquelas que não têm problemas crônicos de saúde e que não foram afetadas por algum tipo de doença durante o pré-natal.

O equipamento é referência no Estado de São Paulo em parto normal humanizado. Kátia Guimarães, gerente da unidade, explica que no parto humanizado todos os desejos das gestantes são respeitados. “O acompanhante é determinado por (grávida), que também escolhe quantas pessoas deseja. Ela pode caminhar durante o trabalho de parto, pode se alimentar, receber massagem, ouvir música e escolher a posição que o bebê vai nascer”, complementa.

De acordo com Kátia, as grávidas que desejam ter seus filhos na Casa dão entrada no final da gestação e passam por uma longa consulta. Nela, recebem explicações de todos os detalhes do parto. “Iniciamos o acompanhamento da gestante com 37 semanas, que é o último mês da gestação. Ela abre o plano de parto conosco e a primeira consulta demora em média duas horas, nas quais elas recebem orientações”, esclareceu a gerente.

Tânia Santana, uma das grávidas que passaram pela Casa, teve seu filho há 12 anos. Ela conta que assim que conheceu a clínica fez questão de ter seu filho lá. Tânia gostou tanto da forma como foi tratada que recomendou para a sobrinha, Larissa Navarro. A jovem optou pelo parto normal por causa rápida recuperação.

Já Rosana Sanches escolheu a Casa de Parto depois de notar que o índice de cesariana era muito alto em convênios. Para ela, as informações e o apoio recebido foram essenciais para que o parto de sua filha fosse tranquilo, da maneira que ela desejava.

Regina de Giovanni teve seu primeiro filho na unidade e ficou feliz por ter escolhido a Casa para o nascimento do primogênito. “Foi ótimo. Me deram toda a estrutura que eu precisava, me explicaram tudo certinho.”, contou.

A Casa do Parto fica na Rua São José dos Espinharas, 400. É aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Não é necessário agendar. Para mais informações ligue: (11) 2702-5899.