Coordenadoria Regional de Saúde Sul promoveu seu 4º Fórum de Saúde Mental

Evento discutiu a Saúde Mental na Atenção Básica. Santo Amaro/ Cidade Ademar e Parelheiros também realizaram fóruns

por: Bruna Zanlorenzi

Na última sexta-feira (06) a Coordenadoria Regional de Saúde Sul promoveu o seu 4º Fórum de Saúde Mental, no auditório da Subprefeitura de Santo Amaro. O evento foi aberto e reuniu cerca de 90 pessoas para discutir a Saúde Mental na Atenção Básica.

Na abertura do encontro, cada interlocutora de Saúde Mental das cinco supervisões da região sul apresentou o “Panorama da Atenção Básica no Território”, que mostrava os equipamentos de saúde de cada região, quantidade de profissionais, quantas unidades o NASF atende e as atividades desenvolvidas.

Na segunda parte do Fórum, o psicanalista Antonio Lancetti abordou o tema “Saúde na Atenção Básica: Diálogos Pertinentes”. Lancetti relatou suas experiências com a Saúde Mental antes da implementação do SUS e as dificuldades enfrentadas. Segundo o palestrante, “Saúde da Família sem a Saúde Mental é uma equipe sem alma”.

Um detalhe especial marcou o evento. Todo o coffee break, composto por brigadeiros, sanduíches, bolos e tortas, foi preparado pelos usuários das unidades de saúde mental do território.

 

Fórum de Saúde Mental da STS Santo Amaro/Cidade Ademar

A Supervisão de Santo Amaro e Cidade Ademar promoveu o seu Fórum de Saúde Mental no último dia 29 de maio, também na Subprefeitura de Santo Amaro.

O tema discutido foi: “Política de crack, álcool e outras drogas do município de São Paulo”. Adriana Simonsen e Sthefânia Carvalho, consultoras do Ministério da Saúde e Multiplicadoras Nacionais do Programa #TamoJunto, iniciaram o Fórum com uma dinâmica. Depois, explicaram algumas diretrizes do programa. “O #TamoJunto é composto por 12 aulas desenvolvidas em sala de aula. O professor exerce as funções de facilitadores do encontro entre os adolescentes e promotor e promotor da construção de conhecimento em pequenos grupos. Para Sthefânia, o objetivo do Programa é enfatizar “o caráter interativo, ou seja, estimular constantemente a troca de experiências entre os educadores e a construção horizontal e vivencial do conhecimento, por meio de atividades lúdicas, integrando elementos de estilo de vida dos adolescentes e o trabalho com crenças normativas”.

Na segunda parte do Fórum, a psicóloga Teresa Endo falou sobre o Programa de Braços Abertos. “O Programa é uma oferta de serviços na área de prevenção, cuidados e enfrentamento contra as drogas. Ele envolve inclusão social, oferta de espaço digno de acolhimento e projetos com oferta de recursos para a profissionalização e expectativa de que as pessoas consigam um processo exitoso de recuperação da dependência química”.

 

Fórum de Saúde Mental de Parelheiros

No dia 27 de maio a Supervisão Técnica de Saúde de Parelheiros promoveu, no seu auditório, o Fórum de Saúde Mental que discutiu sobre “A Política Nacional do CRAS da Assistência Social e a Saúde Mental”.

Adriana Rezende da Silva, Supervisora Regional de Assistência Social de Marsilac e Parelheiros, foi a palestrante do mês. Ela explicou que o CRAS (Centro de Referência em Promoção Social) possui o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Entre alguns benefícios eventuais que eles cobrem citou o “Bilhete único urbano, cesta básica, pagamento de conta de luz e água, materiais para início de um trabalho, pequenos reparos, entre outros. Já nos benefícios emergenciais, como alagamento, incêndio – calamidade pública, eles oferecem auxilio alimentação, higiene básica, colchão e cobertor”, explicou.

O objetivo é a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios ou programas que o governo oferece, tais como o Bolsa Família, a Renda Mínima, a Renda Cidadã, Programa Ação Jovem, Passe Livre, PRONATEC, entre outros.
 

Mesa de abertura do Fórum de Saúde Mental

 

Adriana apresentando o Programa #TamoJunto no evento.

 

Antonio Lancetti em sua apresentação

 

Cerca de 25 profissionais partciparam do Fórum de Saúde Mental de Parelheiros

 

Muitos profissionais participaram do Fórum de Saúde Mental da Supervisão de Santo Amaro e Cidade Ademar

 

Comida preparada pelos equipamentos de Saúde Mental da região Sul