Espaços públicos serão iluminados de vermelho em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue

Ação visa estimular a doação de sangue pela população

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, amanhã (14/6), a Prefeitura de São Paulo vai iluminar de vermelho o Viaduto do Chá, a Biblioteca Mario de Andrade, a Ponte das Bandeiras e a Ponte Estaiada do Tatuapé. As fontes do lago do Parque do Ibirapuera também ganharão cor vermelha das 19h às 20h e das 21h às 23h. A ação visa conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. A iniciativa tem apoio das Secretarias Municipal da Saúde (SMS), do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e o Departamento de Iluminação Pública (Ilume), em parceria com o Movimento Eu Dou Sangue pelo Brasil.


Segundo Afonso José Pereira Cortez, diretor-médico da Colsan - Associação Beneficente de Coleta de Sangue -, que trabalha em parceria com a SMS, do ponto de vista de doações totais o quadro está estável. Porém, há faltas periódicas como nos meses de julho, dezembro e janeiro, devido aos períodos de férias e festas. “Geralmente, o que mais falta é o sangue tipo O, tanto o positivo quanto o negativo. Vale lembrar que do total de 1 milhão de bolsas de sangue coletadas em São Paulo por ano, 150 mil são pela Colsan, o que representa 4% da coleta total do Brasil”, informou Cortez.


De acordo com a coordenadora do Movimento Eu Dou Sangue pelo Brasil - uma evolução da campanha Eu Dou Sangue por SP – Debi Aronis, no Brasil cerca de 2% das pessoas doam sangue. A meta para médio e longo prazo é atingir o percentual de doadores nacional estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 3% a 5%.
 

Sexta Quinzena Municipal de Doação de Sangue
A campanha “Doe sangue. Esse placar depende de você!”, organizada pela SMS, chega ao fim neste sábado (14) e teve como objetivo fortalecer o abastecimento dos bancos de sangue do Munícipio.


Desde o início da ação, entre 2 de junho e hoje (13/06), 1.175 pessoas doaram sangue. Em 2013, no mesmo período, foram 1.126 doações. De acordo com dados da Colsan, a distribuição entre os postos de doação foi o seguinte:


Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé)
396 doadores


Hospital Municipal Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo)
342 doadores


Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo)
316 doadores


Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)
121 doadores


Apesar de a campanha estar chegando ao fim, a continuidade da doação continua sendo importante. Segundo o Ministério da Saúde, a conscientização e o ato de doar sangue são necessários devido ao crescimento de diversas áreas da saúde pública, como transplantes, cirurgias e atendimentos de urgência e emergência.
 

Para ser doador
- Ter entre 16 e 69 anos, com a primeira doação realizada antes dos 60 anos;
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar saudável;
- Não possuir risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue;
- Levar documento oficial de identidade com foto.
Os doadores menores de 18 anos, acompanhados pelo responsável legal, devem levar cópia do documento de identidade de ambos e preencher autorização no momento da doação. Caso esteja desacompanhado, deve levar cópias dos documentos de identidade e o documento de autorização para doação com firma reconhecida em cartório.