Unidades da região Sul comemoraram o Dia do Meio Ambiente

Onze UBS da rede realizaram atividades para sensibilizar a população

por Bruna Zanlorenzi

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo dia 5 de junho, também foi festejado pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul. Onze Unidades Básicas de Saúde da rede municipal, geridas pelo Instituto Israelita de Responsabilidade Social, ofereceram à população, por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), uma programação especial gratuita que incluiu oficinas e palestras com o intuito de alertar sobre a importância de preservar o meio ambiente.

A UBS Alto do Umuarama, localizada em Campo Limpo, realizou uma palestra com o Agente de Promoção Ambiental, Julio Cesar de Silva. O tema abordado foi o aquecimento global e seus impactos na saúde. “A mudança climática terá impacto sobre a saúde humana com doenças como a malária, o cólera, entre outras”, afirmou Silva, que também alou sobre as espécies de mosquito e como evitá-los, como por exemplo, o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Já a UBS Jardim Olinda promoveu uma exposição fotográfica, na qual foi proposto que cada um registrasse a visão que tem sobre o meio ambiente. Carla Espindola, técnica administrativo da unidade, falou sobre a importância da atividade. “O pessoal que não tinha fotografado ainda se animou com as fotos que foram compondo a nossa exposição. Todo mundo entrou na atividade. O importante é que resgatamos o olhar para algo que não prestamos atenção no nosso dia-a-dia e, com esse projeto, mudamos o nosso olhar. Tem uma foto de uma árvore que está aqui dentro da unidade, e nós nunca tínhamos reparado”.

Várias atividades aconteceram nas outras nove unidades, como hortas, palestras, atividades, filme, sensibilização, entre outras.

 

Dia do Meio Ambiente

Em todo o mundo, o dia 5 de junho é tido como o Dia do Meio Ambiente. A criação da data surgiu em um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o propósito de conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Abordando a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.