URSI Santo Amaro completa uma década

Unidade inaugurada em 2004 comemorou com festas das nações

por Mayara Carlis

A URSI Santo Amaro, primeira Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) inaugurada no município de São Paulo, completou dez anos de existência. O evento de comemoração, que teve como tema a Festa das Nações por conta da Copa do Mundo 2014, aconteceu no último dia 9 de junho e reuniu quase 100 pessoas.

A unidade foi decorada com fotos mostrando um pouco da história do serviço. Além disto, não faltaram bandeiras do Brasil e camisetas de variadas seleções, representando a diversidade.

Durante o evento foi apresentado ao público algumas das atividades que são realizadas na unidade, entre elas a dança sênior, o grupo de memória, o grupo de patchwork, entre outros. No evento, foram cantadas pelo público músicas japonesas e brasileiras.

Com cerca de 60 idosos, com idade variando entre 60 a 97 anos, o grupo de memória fez uma apresentação sobre as bandeiras dos 32 países que estão participando do Mundial. De acordo com Melissa Sciulli, responsável pelo grupo, a ideia de comemorar o evento com uma festa das nações se deu principalmente por causa da Copa. “Muitas das bandeiras aqui são desconhecidas. Com isso, quisemos mostrar que todo mundo em qualquer idade pode aprender coisas novas, que é possível ver coisas novas e aprender. A estratégia aqui utilizada por nós foi agrupar as bandeiras de acordo com a ordem alfabética”, explicou.

Para a coordenadora regional da saúde Sul, Tania Zogbi Sahyoun, é uma honra ver um trabalho tão bonito sendo realizado e alçando tamanhos êxitos. “Acho que a sociedade deve muito aos idosos, eles merecem um serviço diferenciado, só o que posso falar é parabéns para esses profissionais e para as pessoas que se dispuseram a frequentar esses serviços”, afirmou.

Para Rosa Marcucci, da Assessoria de Saúde do Idoso da CRS SUL, a população brasileira está vivendo mais. Por isso, se torna imprescindível o cuidado com o idoso. “Atualmente, o plano de governo do Prefeito Haddad tem como uma das suas metas ampliar a atenção especializada a essa população idosa no município, inaugurando novas unidades e melhorando as existentes”, afirmou Rosa.

 

História ligada aos cuidados com idosos

A URSI Santo Amaro surgiu como projeto de Assistência a Saúde do Idoso, por solicitação da Coordenadoria de Saúde Sul, no cumprimento do que determina a Política Nacional do Idoso (PNI) e o Estatuto do Idoso.

O projeto, na época, foi aprovado na Área Temática de Saúde do Idoso de Secretaria Municipal de Saúde, bem como a reforma do primeiro andar do prédio da antiga UBS Santo Amaro. A inauguração oficial aconteceu no dia 12 de maio de 2004.

A URSI Santo Amaro atende pacientes referenciados das UBS para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes idosos pós- AVC, com demências, Mal de Parkinson e Alzheimer. Oferece aos usuários do serviço atividades em grupo como oficinas de artes e artesanato, atividade física, cuidadores, entre outros.

Em 02 de fevereiro de 2009, a URSI mudou-se para um imóvel totalmente reformado e estruturado para o funcionamento de uma unidade de saúde. Assim, propiciou a seus usuários e funcionários melhores condições de atendimento e de trabalho.

A URSI é referência para todas as UBSs, ambulatórios de especialidades, hospitais da região e Ministério Público da região.

 

Legislação

A Política Nacional do Idoso (PNI) de 1994 e promulgação do Estatuto em 2003 traçam as diretrizes nacionais de assistência à saúde do idoso. Também em 2003 foi assinado o Decreto Municipal 439001, que regulamenta a assistência à saúde no município de São Paulo e cria os serviços de referência regionais do qual fazem parte as URSIs.


SERVIÇO:
URSI SANTO AMARO
Endereço: Rua Bragança Paulista, 71 – Vila Cruzeiro.
Telefone: (011) 5641-2730.
 

Entrada decorada com o tema festas das nações

 

Melissa do grupo de memoria em atividade

sobre as bandeiras dos países da copa 2014