Campanha Proteja o Gol entra em ação no Vale do Anhangabaú

Cerca de 400 mil itens de prevenção da Aids serão distribuídos nos dias de jogo na Fan Fest. Teste rápido de HIV será oferecido. Diagnóstico sai em até 30 minutos

por Keyla Santos

Durante a Copa do Mundo a Prefeitura de São Paulo continua suas ações contra a Aids e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Cerca de 400 mil itens de prevenção como preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e folhetos informativos, serão distribuídos ao público da FIFA Fan Fest 2014 e à população que circula pela região do Vale do Anhangabaú. O intuito é orientar sobre as formas de prevenção das DST e Aids. A ação é parte da campanha “Proteja o Gol”, liderada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (UNAIDS), em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Programa Municipal DST/Aids.

Além da distribuição dos itens de prevenção, estarão disponíveis ao público testes rápidos de HIV em dias específicos. A testagem é realizada em unidade móvel e o diagnóstico fica pronto em até 30 minutos. O objetivo da campanha é utilizar a popularidade e poder de união do futebol para promover a prevenção do HIV, principalmente entre os jovens.

Na terça-feira (17/06) a população que circulou pela região do Vale do Anhangabaú e os torcedores que participam da FIFA Fan Fest aderiram à campanha.

 

‘Esse trabalho é fantástico’
O empresário Alexandre Siqueira, de 42 anos, disse ser a favor do projeto e destacou a importância da campanha para as pessoas que desejam realizar o teste e não querem se deslocar até uma clínica ou não têm tempo. “Esse trabalho é fantástico. No geral, as pessoas têm medo de fazer o exame, de aguardar o resultado. Mas, com a proposta da campanha de realizar o teste do fluído oral, com o diagnóstico praticamente na hora, é muito bom. Eu vou voltar para fazer o teste”, disse.

Já a dona de casa Jaqueline Vieira Soares, de 17 anos, disse que a campanha é fundamental, principalmente na ocasião de Copa do Mundo e Fan Fest, pois os torcedores acabam bebendo demais e correm o risco de transarem sem proteção. “Com essa ação, eles podem colocar a camisinha no bolso e usar depois”, afirmou.

Para o industrial Darkson Silva, de 24 anos, a rotina de teste de HIV não é novidade. “Sou doador de sangue e tenho a obrigação de me prevenir para continuar doando”, contou.

 

Dados da infecção
No Município de São Paulo, entre 1980 e junho de 2013, foram notificados 84.204 casos de Aids - 60.659 (72%) em pessoas do sexo masculino e 23.545 (28%) no sexo feminino.

A maior taxa de incidência foi observada em 1998, com 47,6 casos de Aids para cada 100 mil habitantes. Com o passar do tempo essa taxa caiu. Em 2007 ficou em 24,6 e em 2012, 19,3 - redução de 21,5%.

O número de pessoas matriculadas com diagnóstico de HIV ou Aids na Rede Municipal Especializada em DST/Aids, entre 1992 e março de 2014, é de 51.777. Pelo menos 32.391 pacientes estavam em acompanhamento em março de 2014. Entre 1981 e 2012 foram registrados 39.811 casos de óbito em pessoas com 13 anos ou mais.

 

Campanhas educativas
Com o objetivo de dar visibilidade ao tema, a SMS realiza campanhas educativas ao longo do ano, a fim de fomentar ações de prevenção e a adesão ao tratamento das DSTs e da Aids. O público-alvo é a população de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens, gays, travestis, transgêneros, profissionais do sexo e usuários de drogas, além de homens, mulheres, jovens e adolescentes da população geral.

Há distribuição de preservativos, gel e material informativo e realização de testagem durante as campanhas de prevenção realizadas ao longo do ano, em espaços de grande concentração de pessoas. São elas:

- Fique Sabendo Municipal (semana que antecede a Parada LGBT e o Dia Mundial de Luta contra a Aids);
- Fique Sabendo Estadual (participação da Rede Municipal Especializada – novembro/dezembro);
- Banda do Fuxico (semana que antecede o Carnaval);
- Carnaval (fevereiro/março);
- Feira Cultural LGBT;
- Parada LGBT;
- Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro).

 

Programação na Fan Fest
Diariamente, até 13 de julho: orientações sobre DST/Aids e distribuição de insumos de prevenção
18 de junho: teste rápido para o HIV (Programa Estadual de DST/Aids)
24 e 28 de junho e 04 de julho: teste rápido para o HIV (Programa Municipal de DST/Aids)
Horário de funcionamento: das 10h às 13h