Hospital do Servidor Público Municipal oferece sala de meditação

Espaço inspirado em templo budista está aberto ao público

Por Thiago Pássaro e Érika Rios

 

Morar na Capital paulista é sinônimo de vida corrida. O agito da cidade pode fazer mal a saúde. Por isso, ter tempo para relaxar é fundamental. Pensando nisso, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) reserva uma sala do nono andar para prática de meditação aberta ao público.

O ambiente foi inaugurado em 1999. É considerada a primeira sala de meditação do Brasil em um hospital público. O local é inspirado em um templo budista, com detalhes que criam um clima confortável e muito tranquilo. Quadros, objetos dourados, vasos e até um pano colorido dão um toque especial à sala. Ali, até a hora passa de forma diferente e diversas pessoas buscam uma vida mais tranquila e saudável.

A professora de Educação Infantil, Maria Aparecida da Silva Aquino de Oliveira, faz meditação no HSPM e sente os benefícios. “A meditação entrou na minha vida como um complemento. Eu sinto que isso me ajuda muito, acalma minha mente e me relaxa. Relaxar nos dias de hoje é a melhor coisa. É você se conhecer, é você procurar dentro de você elementos que te levem a um bem-estar maior”, afirmou.

Os frequentadores do local garantem que o toque das mãos, a massagem e o movimento do corpo ajudam a relaxar e se descobrir, principalmente para quem está cheio de problemas ou passando por um momento difícil. É o caso da funcionária pública Emiliana Xavier Leite. “Meu marido morreu e eu não me conformava, porque a gente vivia uma vida muito boa, a gente era muito feliz. Ele se aposentou e a gente só passeava. Tinha tudo de bom. Depois eu comecei a vir aqui, comecei a fazer mediação. Já fez doze anos que eu estou aqui e eu me sinto bem. Agora eu entendo porque a gente morre. Eu pensei que comigo não ia acontecer”, conta ela.

Para a Voluntária de Meditação, Maria Zilda Casagrande, o sofrimento é inevitável, mas a meditação ajuda a amenizar a dor. “O ser humano tem que sofrer para ser humano. A meditação faz você compreender isso na sua vida”.

Se você se interessou e quer participar, é fácil. Segundo a Coordenadora do Programa Vida e Terapia, a sala está aberta para todas as pessoas, só é preciso comparecer e incorporar o grupo.

O Hospital do Servidor Público Municipal está localizado na Rua Castro Alves, número 60. Para mais informações, acesse o site do HSPM, a página da Sala de Meditação ou ligue para o telefone 3397-7700.

 


Foto: Daniela Avancini