Projeto da STS São Miguel discute gerenciamento na atenção básica

Supervisão repensa processo de trabalho nas UBS da região

por Cecília Figueiredo

A Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Miguel está implementando o projeto Repensando o Processo de Trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio da reorganização do processo gerencial das unidades. Para tanto está implementação Ferramentas de Gerenciamento e Gestão por meio de oficinas bimestrais. A primeira ocorreu em maio. A próxima oficina será realizada, no dia 2 de julho, com gerentes de unidades básicas de saúde e de ESF, com o foco na Administração do tempo.

Considerando a Política Nacional de Atenção Básica, que supõe a territorialização em saúde, a iniciativa da Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRSLeste) ao fortalecer ações como a da STS São Miguel, é proporcionar espaço para o debate e reflexão. Outro objetivo, é levar à elaboração de novas estratégias de gestão do cuidado e planejamento das ações de saúde no território a partir do perfil das pessoas que vivem e trabalham na região.

Em junho, a equipe realizou a Jornada de Apresentação dos Planos de Trabalho das unidades com Estratégia Saúde da Família. A Jornada é um espaço de troca de informações, reflexão sobre o perfil epidemiológico, identificação de necessidades e propostas de intervenção no processo de trabalho em cada território.

Para ampliar mais ainda o debate de ideias e construção de alternativas, cada gerente de unidade foi anfitriã dos demais gerentes. Nesses encontros, atividades culturais como a apresentação de coral de funcionários, intervenções teatrais com crianças (foto), possibilitaram a descontração e a confraternização entre os profissionais para avançar na construção de conhecimento coletivo.