UBS Jardim Maracá promove Grupo Plantando Saúde

Equipe multiprofissional orienta população sobre utilidade das plantas em diferentes atividades da vida

Por Anne Miranda e Vinícius Marques

 

Toda última terça-feira de cada mês, sempre às 14 horas, a UBS Jardim Maracá promove o Grupo Plantando Saúde. O objetivo é orientar os munícipes sobre culinária, alimentação e cultivo das plantas por meio de palestras feitas na unidade, além da preparação de receitas para a população.

O grupo surgiu a partir da ideia de transmitir conhecimento sobre os benefícios do uso de plantas medicinais. “Como nós introduzimos a horta de plantas medicinais na nossa unidade, entramos num momento adequado para começar a trabalha-las junto com os usuários da nossa unidade” diz Everton Tumilheiro, Agente de Promoção Ambiental.

A turma é guiada por uma equipe multiprofissional formada por médicos, farmacêuticos, nutricionistas e agentes de saúde. Cada um transmite conhecimento de sua área técnica.

Talita Ribeiro, farmacêutica da Unidade, explica que algumas plantas podem causar interação com os remédios de uso diário, fazendo mal para a saúde, como os chás que são considerados remédios. “A gente tenta abordar no grupo que as plantas medicinais e o uso de chás indiscriminadamente faz mal como qualquer outro medicamento” diz Talita.

Em cada reunião é abordada a utilidade de uma planta diferente. Na última, o tema foi o abacateiro. A planta tem propriedade diurética e afrodisíaca, mas deve ser usada com atenção. “O abacate é um alimento rico em vitaminas e sais minerais e ajuda na formação do ossos, porém, ele é muito calórico”, explica a Médica da Família Flávia Mieko.

O grupo tem ajudado na conscientização dos moradores do Capão Redondo, onde muitos integrantes têm plantações em casa mas não sabiam utilizá-las de forma responsável. É o caso da Dona de Casa Maria de Lourdes Rodrigues. “Eu já fazia uso de plantas medicinais. Agora, eu conto com esse grupo aqui porque eu aprendo muita coisa” diz.