40 profissionais do Programa Mais Médicos da região Sul passam por capacitação

Próximos encontros acontecerão entre os dias 10 e 24 de julho, na ETSUS

Por Bruna Zanlorenzi


Capacitação conta com 40 inscritos no programa


Devido ao sucesso da primeira capacitação para os profissionais do Programa Mais Médicos, promovida entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) promoverá, em julho, nova etapa de treinamento para que os médicos que atuam no programa possam aprofundar seus conhecimentos e trocar experiências com os demais colaboradores da rede.

A segunda etapa é direcionada aos profissionais do 2º ao 4º ciclo, que corresponde a 40 pessoas, e será dividida em quatro dias de oito horas de duração. A aula inaugural foi realizada na terça-feira (24), na Escola Técnica do SUS – Sul e reuniu também representantes das áreas técnicas da CRS Sul, das Supervisões Técnicas de Saúde e dos parceiros.

Além de uma apresentação sobre as características e serviços de saúde da região, os presentes discutiram os seguintes temas: assistência farmacêutica, assistência laboratorial, reabilitação (rede de serviços e fluxos), ouvidoria, regulação e organização da unidade (acolhimento, agenda, prontuário e reunião de equipe).


Evento foi realizado em clima de festa junina

Os próximos encontros acontecerão nos dias 10, 15 e 24 de julho. No dia 10, serão discutidos temas das áreas técnicas de Saúde da Mulher, da Criança e da População Negra, além de MTHPIS, PAVS, Cultura de Paz.

Já no dia 15, os temas abordados serão Saúde do Adulto, do Idoso e o Programa Melhor em Casa.

Por fim, no dia 24, a proposta é abordar assuntos da área de Saúde Bucal, Vigilância Ambiental/Sanitária/Epidemiológica/Saúde do Trabalhador e Saúde Mental.

 

Primeira etapa

A primeira etapa de capacitações teve início no dia 5 de dezembro de 2013 e foi finalizada no dia 22 de janeiro de 2014. Durante nove encontros de 8 horas, os 37 profissionais do 1º ciclo puderam participar de palestras e discussões que abordaram o funcionamento da rede municipal de saúde.

A capacitação segue recomendação do Ministério da Saúde, por meio do edital do Programa Mais Médicos, que prevê que estes profissionais realizem oito horas semanais de treinamento.