Festas juninas do CECCO Santo Dias e UBS Parque Regina promovem integração com a população

Mais de 100 pessoas participaram das festividades, que aproximam profissionais da saúde e comunidade


UBS - Os noivos e o Padre da quadrilha que aconteceu no final da festa


Por Bruna Zanlorenzi e Mayara Carlis


A UBS Parque Regina realizou na quarta-feira (25/06) sua festa junina, no espaço externo da Igreja Matriz Divino Espírito Santo. O evento visou integrar comunidade e profissionais da saúde.

A gerente da unidade, Jucely de Toledo Passos Candelária, frisou a importância do evento. “Realizamos essa festa há três anos. Ela é importante para a integração dos profissionais com a comunidade, um lugar onde todos se divertem e se aproximam, tornando eles parte da nossa família e nós da deles. Assim, temos o respeito de todos os lados e também quebramos o tabu de que a saúde é só um espaço de doença. É sempre muito animado”, afirmou.

Com os jalecos pendurados, todos os profissionais se encontravam no mesmo patamar junto à comunidade, com vestidos floridos, camisas xadrez, chapéus de palha, músicas animadas, bandeirinhas coloridas, comidas típicas, interação e diversão.

No final, as crianças, os jovens, os adultos, os idosos e os profissionais, todos juntos, dançaram em roda uma grande quadrilha.


UBS - Pessoal dançando a quadrilha na festa junina

Festa do CECCO Santo Dias

Em parceria com o parque Santo Dias, o Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Santo Dias realizou pela primeira vez sua festa junina na quadra coberta do parque. O evento, realizado no dia 18, foi animado e reuniu cem pessoas, entre usuários da rede, profissionais da área da saúde e frequentadores do parque.

Com traje típico caipira, o público se divertiu e saboreou pratos típicos como pé de moleque, paçoca e bolo de fubá. Já a música ficou por conta do grupo voluntário “Mensageiros da Alegria”, que com um mix diversificado de canções animou a festa.

“Isso é ótimo, eu adoro, porque todos estão se divertido, você não vê ninguém triste aqui”, Relata Inês Marolato, de 56 anos, participante assídua das atividades da unidade.

De acordo com Valeria Rezende, coordenadora do CECCO, a resposta foi muito positiva, pois todos participam. “Aqui trabalhamos com a inclusão, todos dançam, participam e divulgam a festa para os conhecidos e familiares”.


CECCO - Comidas típicas como paçoca e pé de moleque foram oferecidas durante a festa junina

O que é o CECCO?

O CECCO Santo Dias é um serviço de promoção de saúde compromissado com os princípios do SUS e de produção cultural de vocação intersetorial. Ou seja, prevê a parceria entre diversas Secretarias Municipais, o terceiro setor, entidades privadas e a sociedade civil.

O serviço visa à promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde das pessoas, desde crianças até idosos. Atua por meio de oficinas terapêuticas de diferentes linguagens, como artesanais, corporais, culturais, expressivas, práticas integrativas, buscando reestabelecer e reforçar vínculos humanos e sociais. O CECCO funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h.


CECCO - Festa contou com a presença de cerca de 100 pessoas e algumas vestido traje típico de quadrilha

 

Fotos: Bruna Zanlorenzi e Mayara Carlis