Funcionários de 5 Unidades Básicas de Saúde inventam o “canecódromo”

Suporte de canecas ajuda a preservar o meio ambiente e estimula hábitos saudáveis

Por Lígia Aparecida de Souza

Platão (427 a.C.- 347 a.C.) disse um dia: “A necessidade é a mãe das invenções.” Prova de que o filósofo grego estava certo, funcionários de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, inventaram os “canecódromos”, que ajudam a preservar o meio ambiente e estimulam hábitos saudáveis. Trata-se de um simples suporte de canecas. Porém, fazem a diferença quando o assunto é saúde e preservação.

Utilizando inspiração e uma caneca própria, que trouxeram de casa, os funcionários reduziram o número de copos descartáveis utilizados em suas unidades. À primeira vista, pode-se pensar que a invenção apenas reduz custos de material de consumo. Só que não. Junto com a água que vem do copo plástico, “nadam” componentes tóxicos provenientes do aquecimento do material ao contato com o café, por exemplo.

E mais: a utilização da caneca evita a geração de um resíduo sólido extremamente nocivo ao meio ambiente. A natureza leva de 200 a 450 anos para degradar um copinho plástico desses que usamos para beber café.

Os “professores Pardal” trabalham nas UBS Galvão, Jardim Icaraí, Vila Ramos, Vila Brasilândia e Cruz das Almas e tornaram realidade o “canecódromo” a partir de um projeto bolado pelo PAVS - Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Atenção Básica – ESF). Agora, os inventores esperam que a novidade seja adotada por outras Unidades Básicas de Saúde da Cidade.

 


Funcionárias de UBSs da CRS Norte exibem 'canecódromo'