CRSL promove Capacitação em Sala de Vacina para 130 enfermeiros

Curso qualificará 130 enfermeiros em cinco encontros


A subgerente de Imunização do CDD/Covisa, Maria Lígia Bacciotte R. Nerger, falou da circulação do vírus da Poliomieliete


A Coordenadoria Regional de Saúde Leste, por meio da SUVIS, está promovendo sua Capacitação em Sala de Vacina 2014. A Atividade é direcionada para enfermeiros dos serviços de saúde da região. Já ocorreram dois encontros nos dias 4 e 8 de julho. Hoje e no próximo dia 15 de julho ocorrerão os dois últimos.

O evento de abertura, no dia 4, reuniu mais de 130 profissionais, no auditório São José da Faculdade Santa Marcelina (Fasm). A programação contou com a apresentação de Maria de Fátima Soares, interlocutora de Imunização da Suvis Leste. Foram abordados os programas Nacional e Municipal de Imunização, por Maria Lígia Bacciotte R. Nerger, subgerente de Imunização do CDD/Covisa. Ela falou da circulação do vírus da Poliomieliete e da importância de manter a cobertura vacinal, entre outras rotinas de notificação e investigação de caso suspeito.

O tema as bases imunológicas e epidemiológicas do calendário vacinal foi apresentado por Helena Keiko Saito, da Divisão de Imunização do CVE/CCD, da Secretaria Estadual de Saúde.

Ao saudar o número de cursistas inscritos na capacitação em Sala de Vacina, o representante da coordenadora da CRSL (Claudia Afonso), Ricardo Dias Erguelles, supervisor de Vigilância em Saúde Leste, explicou que a iniciativa pretende reorganizar o processo de trabalho, qualificar os profissionais para as ações de imunização e resgatar a importância do vacinador e da sala de vacina para o serviço de saúde.


Ricardo Dias Erguelles, supervisor da Vigilância em Saúde Leste, resgatou a evolução dos 40 anos do Programa Nacional de Imunização
 

“Para isso, o conteúdo do curso foi elaborado de forma coletiva. Ele utilizará a problematização para estimular a participação, o debate, estimular o processo de transformação através da interação entre educandos e educadores. A ideia é que, além do acesso ao conhecimento de todo o processo de vacinação e aprimoramento dos serviços e oferta de vacinação de qualidade, possamos contribuir para o desenvolvimento de um olhar reflexivo e crítico sobre a prática profissional”, detalhou o supervisor.

Antes das palestras das convidadas, Janete Ferreira dos Santos, educadora em saúde da UBS Vila Jacuí da STS São Miguel, apresentou uma prática corporal para estimular a integração entre os cursistas.

Helena Keiko, além de valorizar a organização e investimento da CRSL na atualização formativa de sala de vacina, esclareceu questões acerca da cobertura vacinal, da importância do conjunto de vacinas aplicadas nos seis primeiros meses de vida da criança, entre outras questões técnicas para os profissionais.

Segundo os organizadores da Capacitação, proposta pela Imunileste - coletivo que reúne gestão e OSS mensalmente para debater problemas e desafios na imunização realizada nas UBSs - o curso formará monitores em cada supervisão para multiplicar o conteúdo para as equipes dos serviços de sua abrangência.


Helena Keiko Saito, da Divisão de Imunização do CVE/CCD da Secretaria Estadual de Saúde, esclareceu questões acerca da cobertura vacinal

 

 Fotos: Cecília Figueiredo/CRSL e Fátima Soares/Suvis Leste