UBS Jardim São Jorge usa artesanato como tratamento alternativo

Grupo de 30 mulheres, criado há dez anos, faz tricô, crochê e artigos decorativos


As participantes do grupo mostram suas produções

 

Por Daniele Rodrigues

O Grupo Terapêutico da UBS Jardim São Jorge está utilizando artesanato como forma de tratamento alternativo. Os pacientes aprovam a iniciativa e dizem que ela vai além de uma terapia. O grupo foi criado há dez anos, como mais uma alternativa à ausência de fisioterapia para uma paciente com sequela no braço decorrente de um AVC. Ele é composto por cerca de 30 mulheres, em sua maioria idosa, com diferentes complicações de saúde.

Entre suas atividades estão bijuteria, tricô, crochê e artigos decorativos com borracha EVA. As ações ocorrem de forma mista. Todas manuseiam um item. No próximo encontro, se dividem entre duas práticas. Toda aula é organizada entre a equipe, que é autônoma. No início, elas juntavam dinheiro para conseguir as matérias-primas. Com o tempo o grupo passou a se autogerir.

De acordo com as pacientes, as ações as têm ajudado em vários aspectos, não somente em sua saúde. “As coisas que eu aprendo aqui faço em casa. Já dei até de presente livros, sabonete e muitas coisas. Aprendi a fazer crochê. Tricô eu já sabia. É como se fosse uma terapia. Eu gosto de fazer para mim e para dar, eu faço também colcha de fuxico”. diz Maria das Dores.

Um aspecto é evidente entre elas: a alegria e a vontade de estar juntas, comenta Dona Canuta. “Aqui uma ensina para outra e nós vamos aprendendo juntas. Eu venho para cá e a gente fica batendo papo, aprende uma coisa diferente e, quando sai daqui, sai leve.”


(Da esquerda para a diretita) Dona Canuta e Dona Maria Das Dores durante o grupo de trabalhos manuais

O grupo é coordenado pela agente de políticas públicas Eunice e pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) Lucia e Valdete. Elas acompanham pessoas com qualquer tipo de problema e as orientam conforme suas necessidades. “Recebemos pessoas com problemas mentais, em cadeiras de rodas, entre outros casos. As pacientes enviadas para cá conseguem se desenvolver.” afirma Eunice, uma das idealizadoras do grupo.

A maior satisfação entre as organizadoras do grupo é saber que sua dedicação transforma a vida de muitas participantes. Uma das testemunhas é a enfermeira Elizabeth Regina. “Tem paciente que reformou a cozinha com o artesanato. Isso muda a vida da pessoa, porque, às vezes, ela tem dois filhos e não pode sair de casa. Aí, faz alguma coisa em casa para ganhar dinheiro. E isso faz a diferença. Uma delas saiu agora do grupo e veio me mostrar o caderno que fez e isso é muito gratificante”, afirmou.

Ações como estas são importantes não só para promover saúde, mas também para permitir a reabilitação do paciente. Dona Graça, a mulher que serviu de inspiração para a criação da atividade, recuperou os movimentos da mão, em grande parte, graças aos trabalhos manuais executados com o grupo e conseguiu um emprego.

A UBS Jardim São Jorge está localizada na região Oeste de São Paulo. Inaugurada em meados de 1976, atende seus pacientes, há mais de 37 anos, pelo modelo assistencial misto (Tradicional e Estratégia Saúde da Família). São realizadas cerca de 2.690 consultas médicas ao mês e os 36 ACSs visitam mensalmente uma média 3300 residências no território abrangido pela UBS.

Serviço

Grupo de Trabalhos Manuais da UBS Jd. São Jorge
Encontros todas as terças-feiras às 14hs,
Endereço: Rua Ângelo Aparecido dos Santos Dias, 331 – Jardim São Jorge.
Telefone: 3781-3817