Hospedaria de Cuidados Paliativos completa dez anos

Ao longo desse período foram atendidos mais de 400 pacientes, sendo 80% portadores de câncer


Comemoração dos dez anos da Hospedaria

Por Keyla Santos

A Hospedaria de Cuidados Paliativos, do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), completou dez anos em 4 de junho. Ao longo desse tempo a Hospedaria atendeu mais de 400 pacientes, sendo 80% portadores de câncer.

A comemoração de aniversário teve início no saguão principal do HSPM, com a apresentação do Coral da Guarda Civil Municipal (GCM). No dia 9, em continuidade da celebração, houve apresentação na própria Hospedaria, do Coral da Polícia Militar de São Paulo.

Ao abordar o número de atendimentos em dez anos, Dalva Yukie Matsumoto, oncologista e coordenadora da Hospedaria, afirmou que “o tempo de ocupação dos leitos é variável”. “Mas a média de permanência de pacientes oncológicos é de dois meses”, complementou.

O atendimento humanizado, característica principal dos cuidados paliativos, visa facilitar o entendimento e o enfrentamento do processo de morte e luto. A equipe multiprofissional, composta por psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e espiritual prepara atividades voltadas para os pacientes e seus familiares. Os especialistas buscam controlar a dor e os sintomas desagradáveis que acompanham as doenças crônicas em fases avançadas.

Infraestrutura

A Hospedaria de Cuidados Paliativos está instalada em uma casa ambientada e possui dez leitos. Além disso, conta com jardins e varandas que proporcionam acolhimento aconchegante e estabelecem atendimento personalizado para cada hóspede.


Equipe multiprofissional da Hospedaria de Cuidados Paliativos do HSPM