Programa DST-Aids dá goleada de prevenção durante a Copa

Foram distribuídos 800 mil preservativos e realizados 2.900 testes de fluído oral na Fifa Fan Fest e na Rede Especializada


Popularidade e o poder da união do futebol foram utilizados para promover a prevenção do HIV

 

Por Keyla Santos

Durante o período de Copa do Mundo foram distribuídos cerca de 800 mil preservativos e realizados aproximadamente 2.900 testes de fluído oral para a detecção do HIV. Essas ações fizeram parte da campanha “Proteja o Gol”, liderada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (UNAIDS), em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Programa Municipal (PM) DST/Aids. Elas foram realizadas em toda a cidade, principalmente na Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú e também na Rede Especializada.

As Organizações Não Governamentais (ONG) Geledés, Gapa-SP e É de Lei, assim como o Programa Estadual de DST/Aids, foram parceiros da Prefeitura nesse trabalho de conscientização. A popularidade e o poder da união do futebol foram utilizados pela parceria para promover a prevenção do HIV, principalmente entre os jovens.

Vale enfatizar que, segundo a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População do Município de São Paulo (PCAP-MSP), realizada pela SMS entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, por meio do PM DST/Aids, de cada 100 paulistanos, 46 não utilizaram preservativos. Das 4.318 pessoas entrevistadas, 97% concordam que o preservativo é a melhor maneira de evitar a transmissão do HIV. No entanto, 46% deixaram de usá-lo em 2013.

O trabalho continua

Mesmo com o fim da Copa, o trabalho do Programa Municipal DST/Aids não pode parar. Ao longo de todo o ano, a SMS realiza campanhas educativas a fim de promover ações de prevenção e de adesão ao tratamento das DST e Aids. O público-alvo é composto pela população de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens, gays, travestis, transgêneros, profissionais do sexo e usuários de drogas, além de homens, mulheres, jovens e adolescentes da população geral. Conheça as campanhas de prevenção:

- Fique Sabendo Municipal (semana que antecede a Parada LGBT e o Dia Mundial de Luta Contra a Aids);
- Fique Sabendo Estadual (participação da Rede Municipal Especializada – novembro/dezembro);
- Banda do Fuxico (semana que antecede o Carnaval);
- Carnaval (fevereiro/março);
- Feira Cultural LGBT;
- Parada LGBT;
- Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro).