UBS Alto do Riviera discute violência contra idosos

Atividades de sensibilização levaram usuários e colaboradores a discutir tema


Kátia, assistente social, capacita os colaboradores a identificar os tipos de violência

 


Por Luciana Zambuzi (CEJAM)

A UBS Alto do Riviera promoveu, entre os dias 14 e 18 de julho, a Semana de Prevenção da Violência contra o Idoso. Ação envolveu colaboradores e usuários da Unidade.

O período faz referência ao dia 15 de julho. Em 2006, a data foi escolhida pelo INPEA (International Network for the Prevention of Elder Abuse - Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos), em parceria com a ONU e a OMS, como marco para o Dia Mundial de Sensibilização da Sociedade Civil para a Luta Contra a Violência à Pessoa Idosa.

A assistente social Kátia Christina de Oliveira, responsável pela sensibilização de agentes comunitários de saúde e população, realizou uma sensibilização com os ACS e com a população. “Sempre trabalho com a questão da violência nos grupos que realizo aqui na Unidade. Durante esta semana, a proposta foi sensibilizar primeiro os colaboradores sobre os tipos de violência e como abordar essa questão durante as visitas domiciliares. Logo depois, abrimos esta apresentação também para o público em geral”, explica Kátia. “Não dá para fazer de conta que ela não existe. Pior que a violência é não falar sobre ela”, conclui a assistente social. Foram também realizadas, pela enfermeira Marta Aparecida Ribeiro Silva, atividades e palestras sobre o tema nas salas de espera da Unidada.

 


UBS Alto do Riviera sensibiliza colaboradores e usuários sobre Violência contra Idosos

 

Fotos: Luciana Zambuzi