Coordenadoria Regional de Saúde Centro Oeste faz treinamento para teste rápido de HIV

Atividade foi feita com 16 profissionais do Hospital Mário Degni

Reginaldo Bortolato (sentado) realiza treinamento para profissionais do Hospital Mário Degni

 

 

Por Daniele Rodrigues

A CRS Centro Oeste promoveu nos últimos dias 14, 15 e 16 uma capacitação para 16 enfermeiras e farmacêuticos do Hospital Municipal e Maternidade Professor Mário Degni. Eles foram capacitados a efetuar o teste rápido de HIV em gestantes. O responsável pela didática foi Reginaldo Bortolato, interlocutor de DST/AIDS da CRSCO. A atividade teve a duração de 20 horas, cinco foram dedicadas para ensinar sobre a execução do teste. As restantes para aprofundar o conhecimento dos profissionais sobre o HIV, sua prevenção, tratamento com uso de antibióticos (quimioprofilaxia), aconselhamento e vulnerabilidades das gestantes, entre outros assuntos.

A ação preparou os profissionais para dar o apoio necessário às mães na hora de dar a luz, para evitar a transmissão vertical - que ocorre de mãe para filho durante a gravidez, no parto ou na amamentação. A contaminação pelo HIV ocorre em 65% dos casos no parto e em 35% deles durante a gestação.
Para evitá-la o ideal é que a gestante faça o teste no 1° e no 3° trimestre de gravidez. Se a doença for descoberta com antecedência há mais chances de cuidar da mãe e de seu filho, ofertando o tratamento médico necessário, reduzindo o risco de transmissão.

O treinamento é uma das estratégias que visa aumentar o número de pessoas capacitadas para receber gestantes em tempo integral no Hospital Mário Degni e reduzir gradativamente o número de contágios de bebês pelo HIV.
Além disso, deseja conscientizar as funcionárias do valor deste método. “É importante que a pessoa que faz o teste conheça a estrutura e o funcionamento dele pra que ela não se sinta como um tarefeiro, mas pra que ela entenda a seriedade desse procedimento”, afirma Bortolato.

O curso foi realizado no ano passado e será oferecido posteriormente em outras datas para melhor prover a necessidade do Hospital Mário Degni e das mães atendidas por ele.