Profissionais do Programa Mais Médicos da região sul concluem capacitação

Atividade visou aprofundar conhecimentos sobre o SUS e promover troca de experiências

Dr. Ederlis Ramón (centro de branco) presta atenção na palestra de Irene sobre saúde mental 

 

Por Bruna Zanlorenzi

Os 40 profissionais que fazem parte do 2º ao 4º ciclo do Programa Mais Médicos concluíram a capacitação desenvolvida pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) em parceria com a Escola Municipal de Saúde (ETSUS Sul). Eles cumpriram o objetivo de aperfeiçoar conhecimentos trocar experiências com os demais integrantes da rede de saúde.

O curso começou no dia 24 de junho e foi dividido em quatro encontros de oito horas de duração cada. Neles, os médicos receberam instruções dos interlocutores da CRS Sul sobre diversas áreas e programas que compõem a rede municipal de saúde, como as áreas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, do Idoso, População Negra, Cultura de Paz, MTHPIS (Medicinas Tradicionais, Homeopatia e Práticas Integrativas em Saúde), PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis), entre outros.

No encerramento do treinamento, realizado no dia 24 de julho, os presentes ouviram explicações sobre as áreas de Vigilância Epidemiológica, Saúde Bucal e Saúde Mental. Maria Irene Gerassi, Interlocutora de Saúde Mental da CRS Sul explicou sobre a implantação e funcionamento da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). Já a Dra. Regina Helena, gerente do CAPS Adulto II Largo 13, falou sobre a prescrição de medicamentos para pacientes com transtornos mentais. “Escrevi tudo o que os palestrantes falavam, foi importante para aprimorar meus conhecimentos. Aprendi muito”, garantiu Ederlis Ramón Guerrero Rodrigues, médico que trabalha na UBS Jardim Macedônia.

Esta é a segunda vez que a Coordenadoria Sul promove o curso para os profissionais do Mais Médicos. No ano passado, a capacitação foi voltada para aqueles que integram o primeiro ciclo do programa.

 

Foto: Bruna Zanlorenzi