Prefeitura inaugura CAPS Álcool e Drogas no Campo Limpo

Unidade funcionará sete dias da semana, incluindo feriados, no cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Beneficiará cerca de 613 mil pessoas

 Por Tatiana Ferreira

A Prefeitura de São Paulo inaugurou, na quinta-feira (14), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) tipo III, em Campo Limpo, na Zona Sul da capital. O equipamento, que já estava em funcionamento desde o dia 7 de julho, funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive durante os feriados. Participaram da inauguração o prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal da Saúde José de Filippi Jr.

O CAPS AD é especializado no cuidado de pessoas que apresentam prejuízos decorrentes do uso ou abuso de álcool, crack e outras drogas. Seu público é constituído especificamente de adultos, mas o CAPS AD também pode atender crianças e adolescentes, desde que consideradas às orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Por ser um CAPS 24 horas, este serviço dispõe do recurso da hospitalidade noturna e aos finais de semana para os pacientes já inseridos, compondo a organização e estruturação da rede de atendimento em Saúde Mental. Oferece também apoio matricial às Unidades da Atenção Básica de Saúde (UBS) e demais serviços da rede intersetorial, potencializando o cuidado e a atenção em Saúde Mental no território.

Antes de discursar, Haddad pediu um minuto de silêncio em homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo na quarta-feira.

De acordo com o prefeito, a entrega do CAPS vai trazer benefícios significativos para a comunidade. "Antes, os usuários de álcool, drogas ou até mesmo dos dois não tinham na região um centro de referência para se tratar. Agora têm. Eu tenho certeza de que isso já vai representar um pequeno alívio para o sofrimento das famílias e dos próprios usuários que buscam apoio", afirmou Haddad.

O CAPS AD se propõe a realizar atividades relacionadas ao acompanhamento médico, reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Durante a inauguração foi demonstrada uma oficina culinária. Nela, os próprios usuários da unidade e funcionário do CAPS fizeram conjuntamente bolos caseiros que foram oferecidos ao público.

Segundo Filippi Jr., a entrega do CAPS AD Campo Limpo é muito simbólica. "Esse CAPS Álcool e Droga é uma reivindicação histórica, de pelo menos 10 anos e, seguindo a sua diretriz, prefeito, e o compromisso que você assumiu com a cidade, estamos entregando esse equipamento aqui no Campo Limpo", afirmou.

Representando a população, a conselheira municipal Maria de Lourdes Martins - conhecida como Malu - afirmou que a inauguração representa um grande salto e é fruto de trabalho coletivo. “É isso que precisamos encampanar, um trabalho coletivo, todo mundo junto buscando essas melhorias”.

Equipamento dispõe de sala de TV, duas salas de grupos, dois dormitórios com quatro leitos de hospitalidade noturna (um masculino e um feminino) e posto de enfermagem entre outros


Estrutura

O CAPS Álcool e Drogas III Campo Limpo é composto por uma equipe multidisciplinar, com mais de 50 profissionais, capacitada a realizar cuidados referentes à demanda de álcool e drogas.

Cada usuário que procura o serviço é acolhido e avaliado e, dependendo do grau de dependência de cada pessoa, poderá passar por regimes de tratamento intensivo, semi-intensivo e não-intensivo, por meio de consultas individuais ou grupais e oficinas terapêuticas.

No primeiro pavimento da unidade fica a recepção, sala de acolhimento, dois consultórios, sala de observação, sala de medicação e procedimentos, refeitório, cozinha, expurgo, farmácia, sala da gerência, sala externa de convivência e outras dependências.

O pavimento tem sala de TV, duas salas de grupos, dois dormitórios com quatro leitos de hospitalidade noturna (um masculino e um feminino), posto de enfermagem, as salas administrativas e área externa de convivência.

A gestão do CAPS AD é compartilhada com o Hospital Israelita Albert Einstein e, para a construção, a Prefeitura investiu mais de R$ 540 mil para as obras, beneficiando cerca de 613 mil pessoas da região.


Investimentos

Durante a visita à região, Haddad visitou as obras do futuro CAPS Infantil Campo Limpo, que deverá entrar em funcionamento até o final do mês. O equipamento prestará serviço especializado em saúde mental infanto-juvenil. Será responsável pelo acompanhamento de crianças e adolescentes (0 a 18 anos) em sofrimento psíquico e que apresentam dificuldades em manter ou estabelecer laços sociais implicando um possível prejuízo no desenvolvimento.

Outros pontos visitados foram a UBS e o Pronto Atendimento Jardim Macedônia, localizados no distrito de Capão Redondo que, a cerca de um ano, já tinham recebido uma visita do prefeito em uma situação bem diferente. Na época da primeira visita, Haddad constatou que o local não possuía médicos suficientes para o atendimento. Hoje, a unidade conta com cinco médicos, dos quais três são cubanos do Programa Mais Médicos. Além da ampliação do corpo médico, a unidade passou por adequações de infraestrutura, com readequação dos consultórios e ampliação da recepção e da sala de curativos.

Para a Coordenadora Regional de Saúde Sul, Tania Zogbi Sahyoun, esses investimentos na Saúde na Zona Sul fazem a diferença. “É muito importante termos serviços voltados ao atendimento e cuidado à saúde mental. Além disto, o CAPS Álcool e Drogas é uma resposta à demanda da população. Quero parabenizar a todos que contribuíram para esta conquista, inclusive os conselheiros, a equipe de Saúde Mental da Coordenadoria e a Supervisora do Campo Limpo, Laina Ramos que junto com sua equipe trabalhou para tornar isto realidade”, afirmou Tania, também presente na inauguração.

Serviço:

CAPS Álcool e Drogas III Campo Limpo
Endereço: Rua Domingos Bicudo, 385 – Campo Limpo.