Curso para Teste Rápido Diagnóstico para HIV/Sífilis da CRS Sudeste capacita média de 350 profissionais de saúde

Última etapa se encerrará no dia 22 de agosto

 

Por Rosângela Rosendo

Até o dia 22 de agosto, cerca de 70 profissionais de saúde de nível superior, da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, devem concluir a última fase do Curso de Capacitação para TRD (Teste Rápido Diagnóstico) para HIV e Sífilis. O curso é ministrado por médicos, enfermeiros e farmacêuticos da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS), Assistência Laboratorial e Serviço de DST/AIDS da coordenadoria. A meta da CRS Sudeste é finalizar o curso com média de 350 profissionais de saúde de diversos setores e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) habilitados a fazer o TRD na rede municipal de saúde do território.

Pioneira no município, a iniciativa da coordenadoria busca agilizar o acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à prevenção do HIV/AIDS e da Sífilis para a população, principalmente à que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Segundo especialistas, os testes sorológicos exercem papel importante na redução da epidemia global de patologias como HIV, Sífilis e Hepatites virais, pois são ferramentas simples, de fácil execução e interpretação, inclusive fora do ambiente laboratorial, desde que sejam realizados por profissionais habilitados para a metodologia.

A partir da capacitação, a coordenadoria também pretende aumentar a oferta de serviços para o TRD de HIV, Sífilis e o aconselhamento de DST/AIDS. “O TRD é importante porque permitirá fazer o teste em todas as gestantes, em pacientes com tuberculose e a testagem em usuários de procura espontânea na rede municipal de saúde”, destaca Robinson Fernandes de Camargo, infectologista da Supervisão de Vigilância à Saúde Sudeste e um dos coordenadores do curso. Além disso, com o diagnóstico positivo o paciente pode ser encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado em DST/Aids do município e iniciar o tratamento mais rapidamente.

Curso abrange teoria e prática – De 4 a 8 de agosto, uma turma de 70 profissionais concluiu o curso. Durante esta semana, o grupo formado por médicos, enfermeiros, psicólogos e dentistas do território Sudeste será dividido em duas turmas distintas (manhã e tarde). Cada participante deve cumprir 04 horas diárias do curso, que combina conteúdo teórico e prática em laboratório.

São destaque nas teóricas a utilização dos testes rápidos, importância dos procedimentos de biossegurança, controle de qualidade dos testes e abordagem do paciente (aconselhamento pré e pós-teste). Documentos necessários para a realização da metodologia (Procedimentos Operacionais Padrão, Ficha de Controle de Estoque, Folha de Trabalho e Laudo dos resultados)

Já as aulas práticas compreendem o próprio Teste Rápido Diagnóstico para HIV, o teste rápido de triagem para Sífilis e o teste rápido em fluido oral (saliva) para HIV. Além disso, promover o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais,

Capacitação começou com profissionais de Consultório de Rua

A primeira fase de capacitação do curso teve início em fevereiro deste ano, ocasião em que foram treinadas 4 equipes de profissionais de 3º grau do Consultório de Rua da região da Supervisão Técnica de Saúde Aricanduva Mooca. Foram habilitados especialistas de nível universitário como biólogos, biomédicos, cirurgiões dentistas; enfermeiros; farmacêuticos; fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais. A iniciativa visa tornar esses profissionais em facilitadores/multiplicadores do TRD na rede.

Os profissionais integram os Consultórios de Rua da região das UBSs da Mooca, Belém, Pari e Brás. Juntos, eles atendem cerca de 2.500 pessoas moradoras de albergue ou em situação de rua.

A segunda etapa começou em março. Se estendeu pelos meses de abril e junho e contou com a participação de profissionais de nível superior das UBSs e da Estratégia Saúde da Família de toda CRS Sudeste, além de especialistas do Programa Municipal de Hepatite, enfermeiras do Centro Obstétrico do Hospital Geral do Ipiranga, do Hospital Inácio Proença de Gouveia e da Casa de Parto de Sapopemba. Foram mais de 80 horas de aulas ministradas.

Além de reforçar o compromisso da região de luta contra a AIDS, a capacitação está alinhada com a estratégia do Ministério da Saúde de ‘testar e tratar’ e com a campanha da Organização das Nações Unidas “Zero novas infecções, Zero discriminação e Zero novas mortes pelo HIV/AIDS".

Serviço:
Última etapa do Curso Teste Rápido Diagnóstico para HIV e Sífilis da CRS Sudeste
Data: de 18 a 22 de agosto
Horário: manhã, das 08h às 12h; e tarde das 13h às 17h
Local: Sala 5.8 da Pontifícia Universidade Católica (PUC)
Endereço: Avenida Nazaré, 993, Ipiranga