Região sul tem palestra de capacitação para enfermeiros

Objetivo da atividade foi atualizar conhecimentos das equipes

'O intuito da palestra era ressaltar a importância de se ter enfermeiros bem preparados e constantemente atualizados nos processos de vacinação', disse a enfermeira Rosemara Melchior

Por Mayara Carlis
Foto: Mayara Carlis

No último dia 15 de agosto a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) realizou uma palestra de capacitação para os enfermeiros da rede pública que atuam na região. Com o tema “Atualização em Imunização: Imunobiológicos Especiais e Procedimento Inadequado em Vacinação”, o evento reuniu cerca de 130 profissionais no auditório da UNISA.

A enfermeira Elaine Rodrigues Barros, da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), fez uma apresentação onde abordou os procedimentos inadequados. Elaine explicou os principais tipos de erros que os profissionais da saúde podem cometer, como o de não fazer, em alguns casos, as notificações de casos para as Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS). Em seguida, orientou de como o erro deve ser corrigido e como notificar corretamente todos os casos. A profissional também deu um panorama geral sobre a situação da zona sul, cujo serviço dos profissionais desta área foi avaliado como muito bom.

Já a enfermeira Maria Rosângela Faveron Lopes Gerardi, do Centro de Referência para Imunobiológios Especiais (CRIE), apresentou os principais tipos de vacinas consideradas especiais, os fluxos do CRIE, os principais tipos de recomendações de vacinas, como a de pneumococo, e as novas indicações dos CRIES.

Segundo Rosemara Melchior, enfermeira que atua na SUVIS Regional Sul e uma das organizadoras do evento, o objetivo do encontro foi alcançado. “O intuito era ressaltar a importância de se ter enfermeiros bem preparados e constantemente atualizados nos processos de vacinação, para desempenhar cada vez mais um papel efetivo na área da saúde, ressaltando a qualidade no ato de atender os pacientes nas salas de vacinas”.