Hora certa Móvel diminui filas de espera em Guaianases

Com Rede Hora Certa Móvel fila para exame cai de sete meses para um mês

Os moradores de Guaianases, que esperavam na fila 7 meses para fazer uma ultrassonografia, agora aguardam apenas 1 mês com a chegada da carreta do Rede Hora Certa Móvel. O anúncio foi feito ontem, pelo secretário municipal de Saúde José de Filippi Jr. durante visita à subprefeitura do bairro. O secretário também anunciou, entre outras ações da Secretaria, a publicação de edital de licitação para a construção da UPA 24 Horas Júlio Tupy e a transformação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Aurora e Etelvina em UBSs Integrais.

A unidade da Rede Hora Certa Móvel está há três meses instalada no estacionamento do CEO Jambeiro (av. José Pinheiro Borges, 60).
Filippi anunciou que, de uma fila de espera de 7 meses para conseguir uma ultrassonografia, hoje o tempo foi reduzido para apenas 1 mês. “Tínhamos 16 mil pessoas a espera de realizar uma colonoscopia, hoje estamos com menos de mil”, disse o secretário.

Entre o segundo semestre de 2013 e agosto deste ano, cerca de 113 mil exames foram realizados pela carreta do Hora Certa Móvel, que passou por Ermelino Matarazzo, São Mateus e Guaianases. O Hora Certa Guaianases funciona das 7h às 20h, de segunda-feira a sábado.

A carreta oferece exames de ecocardiograma, endoscopia, nasofibrolaringoscopia/nasofibroscopia/laringoscopia e ultrassonografia.
A Rede Hora Certa Móvel foi implementada com objetivo de reduzir filas de espera e agilizar o acesso a exames de apoio diagnóstico.


Hospital Dia Rede Hora Certa

Para aprimorar a rede de especialidades está planejada a implantação do Hospital Dia Rede Hora Certa. De acordo com Sueli Saito, supervisora técnica de Saúde de Guaianases, a Secretaria já aprovou o projeto de implantação do serviço. “Estamos em processo de locação do imóvel onde será instalado”, informou.

A ampliação de equipes de saúde bucal no Jardim Soares e um laboratório de próteses no CEO São Carlos foram outras metas apresentadas pela supervisora. Na área de saúde mental, a Secretaria elabora projeto para a mudança de Centro de Apoio Psicossocial Adulto (CAPS AD) Adulto para CAPS AD III, que possibilitará breves internações e atendimento 24h.


Filippi também anunciou a publicação, em 75 dias, do edital de licitação da construção, no bairro, da UPA 24h Julio Tupy. Já as UBSs Jardim Aurora e Jardim Etelvina passarão a funcionar no modelo de UBS Integral para oferecer maior resolutividade à população. Além da modernização de equipamentos existentes, está prevista a construção da UBS Jardim São Paulo. Todas essas ações devem beneficiar cerca de 280 mil habitantes da região.

“Nosso foco é fazer funcionar muito bem o que já existe, mas é preciso também construir novos equipamentos”, afirmou o secretário. Novas regras e metas mais objetivas serão praticadas entre a Secretaria e as Organizações Sociais de Saúde (OSS), possibilitando maior acompanhamento social e transparência.

Na sequência, foram abertas inscrições para que lideranças locais apresentassem seus questionamentos. “O melhor método de governar é esse, vir onde as pessoas estão para debater dificuldades, falar de avanços e desafios”, disse Filippi.