CRS Sudeste promove ação ‘Catadores Saudáveis de Sapopemba’

Atividade também contou com profissionais do PAVS e integrou programação da ‘Virada Sustentável’

Evento foi classificado pelo Instituto Akatu como uma das dez melhores propostas de consumo consciente de 2014

 

Por Rosângela Rosendo

Com o objetivo de conscientizar a população de Sapopemba sobre consumo consciente, coleta seletiva, importância dos catadores de reciclável, promover sua autoestima e aproximá-los dos equipamentos de saúde, na manhã do dia 28 de agosto, foi realizada a ação ‘Catadores Saudáveis de Sapopemba’. O evento integrou a programação da Virada Sustentável 2014 e foi classificado pelo Instituto Akatu como uma das dez melhores propostas de consumo consciente de 2014.

A iniciativa partiu do projeto de criação de vínculos criado pelo Programa Ambientes Verdes Saudáveis (PAVS), da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, junto aos catadores das áreas atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde Pastoral, Iguaçu, Parque Madalena e Vila Renato, da Supervisão Técnica de Saúde Vila Prudente Sapopemba.

O evento foi realizado nas quadras da Avenida Custódio de Sá e Faria. Mobilizou 45 profissionais da saúde, entre agentes comunitários, psicólogos, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem, agentes de promoção ambiental (Apas), dentistas, além de profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CAPS AD Sapopemba (Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas).

No 'Pit Stop Meu Visu', os participantes receberam orientações e cuidados em unhas e cabelos

 

‘Pit Stop de cuidados’

No início da ação, os profissionais da saúde se organizaram por tendas temáticas. Nelas, foram feitos atendimentos e prestadas informações sobre saúde e trabalho aos 32 catadores (28 homens e 4 mulheres) da região do Jardim Elba, Distrito de Sapopemba. Para diferenciar uma da outra, as tendas receberam o apelido de “Pit Stop”.

Após cadastro, os agentes comunitários e agentes de saúde e de promoção ambiental orientaram os catadores a fazer o percurso dos “Pits Stop” e ofereceram um lanche de boas-vindas. No “Pit Stop Combustível” os catadores fizeram avaliação de saúde mental e receberam explicações sobre qualidade de vida e consumo de álcool e drogas com fisioterapeuta e psicólogo do NASF da UBS Iguaçu e um auxiliar de enfermagem da UBS Vila Renato e do CAPS AD Sapopemba.

Já no “Pit Stop Papelada”, uma enfermeira da UBS Pastoral e uma auxiliar de enfermagem da UBS Madalena verificaram vacinas do cartão SUS dos catadores e os orientaram sobre a UBS de referência de cada um.

Os cuidados odontológicos ficaram a cargo da equipe de saúde bucal da UBS Iguaçu, que ainda entregou a cada participante um kit odonto (escova e creme dental) no “Pit Stop Meu Sorriso”.

O dia dos Catadores Saudáveis de Sapopemba ainda contou com o “Pit Stop Meu Visu”. Nele, os participantes receberam orientações e cuidados em unhas e cabelos. No “Pit Stop Meu Trabalho”, adquiriram informações gerais sobre organização do trabalho, articulação dos catadores no território e uso de Equipamento de Proteção Individual. Para isso, a ação teve o apoio de profissionais técnicos da Ecourbis, que faz coleta seletiva para a Prefeitura de São Paulo, do SENAC Vila Prudente, de cooperativas de coleta seletiva (Cooperativa local e Cooperleste) e Supervisão de Vigilância em Saúde.

Para completar, a ação teve o apoio do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente na Mesa Brinca Comigo, que colaborou com a revitalização das carroças dos catadores por meio de grafitagem. Ao final do evento, houve oficina de construção de brinquedos com material reciclável para as crianças, apresentação de grupo musical da comunidade local e ainda um grande desfile com as carroças grafitadas e os participantes.