UBS promove saúde e amizade entre moradores de condomínio tradicional

Palestras sobre saúde e atividades como horticultura e bordado reaproximam moradores de prédio de Santa Cecília

No último mês de julho, a equipe da UBS foi homenageada durante a festa que comemorou os 60 anos do condomínio

Por Cristiane Guterres

A função dos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) é desenvolver ações de saúde que promovam a qualidade de vida da população. Para tanto, é necessário agir por meio de práticas que permitam aproximar a unidade de saúde das famílias que vivem ao seu redor. Na UBS Boracea (Centro) existem algumas atividades que evidenciam esta função. Uma delas é realizada pelo grupo que promove saúde através da arte e da multiplicação do conhecimento.

O grupo surgiu em 2010. Os encontros acontecem quinzenalmente, no Condomínio Edifício Cícero Prado, no bairro de Santa Cecília. A agente comunitária de Saúde Maria Cristina de Brito conta que uma das maiores dificuldades foi conseguir mapear as famílias que moram nos condomínios. Um dos fatores apontados por Cristina para a recusa dos moradores em receber a visita dos agentes comunitários relaciona-se à insegurança em razão da violência.

“Aqui no Cícero Prado eu pedi para minha gerente fazer um ofício falando do nosso trabalho. Então eu trouxe e conversei com o sindico, que me recebeu. No primeiro dia, cadastrei 17 famílias. Tempos depois, pedi para eles deixarem a gente apresentar nosso trabalho aqui. Desde 2011 temos o grupo com os idosos”.

A ideia de unir numa oficina arte, saúde e a interação surgiu quando os profissionais constataram que as doenças mais comuns entre os moradores do edifício - na maioria idosos - eram a hipertensão e o diabetes. Eles também notaram que muitos dos condôminos moram no prédio há mais de 30 anos, mas não se conheciam.

No início da atividade eram apenas cinco moradores. Porém, a cada encontro aparecia mais gente interessada nas palestras promovidas pelos profissionais da UBS. Eles transmitem conhecimentos sobre hipertensão, cuidados com os pés diabéticos, acidentes domésticos, alimentação saudável e saúde do homem, entre outros. Logo, o grupo, de 25 participantes, passou a cultivar uma horta comunitária dentro do condomínio. Também fez um painel de bordados. Com isso, se resgatou a história dos vizinhos que, graças a uma atividade promovida pela UBS, viraram amigos.

“Eu moro aqui há 35 anos. Muita gente que vive aqui eu vi nascer. Mas é muito difícil a gente se encontrar, só no elevador. São momentos que duram pouco, logo chega nosso andar. O grupo mudou essa relação. A gente se encontra e troca ideias. É um grupo que reúne as pessoas”. Contou dona Eva, moradora de prédio e participante ativa do grupo.

Dona Giovanna também reside no condomínio e, apesar dos seus 90 anos, não abre mão de sua independência. Vive sozinha. Ela não economiza elogios à equipe da UBS. Conta que ela é muito carinhosa e tenta convencê-la a parar de fumar. O cigarro, o vinho e o vídeo game, afirma ela, são seus passatempos preferidos.

No último mês de julho, a equipe da UBS foi homenageada durante a festa que comemorou os 60 anos do condomínio - um dos marcos do início da arquitetura moderna no Brasil. Durante o evento, as profissionais da UBS receberam flores, muitas fotos e declarações de apreço feitas pelos moradores.

“Elas são tudo de bom. São momentos muito produtivos de ensinamento. A chegada delas foi muito boa para todas as senhoras daqui. Muita gente passou a conhecer os vizinhos depois do grupo”, afirmou dona Sebastiana, moradora do condomínio. O diferencial do trabalho da equipe, é propor atividades que promovem a melhora da qualidade de vida das pessoas através da troca de informação e da criação de novos vínculos sociais e afetivos.