‘Preparando a longevidade’ é tema de seminário em São Miguel

Evento contará com palestras de especialistas em geriatria

Munícipe realiza teste de capacidade funcional, no Programa de Acompanhante de Idosos – PAI da UBS Jacuí, em São Miguel

Por Cecília Figueiredo

O Fórum de Prevenção à Violência de São Miguel, em parceria com a Subprefeitura de São Miguel e apoiado pela CRS Leste, realiza nesta sexta-feira (12/9) o seminário “Preparando para a longevidade”. Nele serão compartilhados esclarecimentos técnicos, troca de ideias, ações de promoção de saúde nos mais diversos aspectos e elaboração de políticas públicas.

O evento é aberto ao público. Haverá palestras de três médicas: Macilea Rocha Chaves, do SEESMT/Iamspe do Hospital do Servidor Público Estadual; Ana Paula Moreira, do Programa Acompanhante do Idoso (PAI) na STS São Miguel e a professora Rosa Maria R. Garcia, diretora técnica do Núcleo de Educação em Saúde do IPGG. Todas atuam no sistema público, em áreas vinculadas ao trabalhador e à geriatria.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em agosto do ano passado, até 2060 o número de pessoas com idade superior a 65 anos será quatro vezes maior no Brasil. O que significa falar em ¼ da população, ou 26,7% (58,4 milhões de idosos para uma população de 218 milhões de pessoas). Os dados do estudo, baseados no Censo Demográfico 2010, projetam o percentual em 2012 para 7,4% de idosos (6,3 milhões de idosos em um população de 99,3 milhões de pessoas).

Serviço:
Seminário Preparando para a longevidade
12/9 – a partir das 8h30
Anfiteatro da Subprefeitura de São Miguel
Rua D. Ana Flora Pinheiro de Souza, 76