Sábado tem disputa da 13ª Copa da Inclusão

Dez equipamentos de saúde mental da região Sul participam

Jogadores do CAPS Largo 13, Cecco Santo Amaro e Residência Inclusiva preparam-se para a partida

 

Por Bruna Zanlorenzi

Nos próximos dias 13, 20 e 27 de setembro acontecem novas disputas da 13ª Copa da Inclusão 2014. Promovida pela ONG Sã Consciência, e realizada desde 2002, a Copa é considerada o maior encontro de caráter esportivo, cultural e terapêutico direcionado aos usuários, familiares e profissionais de serviços de saúde mental da capital, região Metropolitana e Estado de São Paulo. O evento ocorrerá no Sesc Itaquera (av. Fernando do Espírito Santo Alves de Matos, 1000).

Entre os principais objetivos da Copa da Inclusão estão a reinserção do indivíduo portador de sofrimento mental na sociedade. A ideia é mostrar que o usuário é uma pessoa como outra qualquer, que pode jogar futebol, trabalhar, dançar, jogar capoeira, fazer amigos e, principalmente, propicia ao usuário ter ciência que existe um universo muito além do CAPS e do local de tratamento.

A copa teve início em agosto e prossegue pelos próximos três sábados de setembro. Haverá jogos de Futsal Masculino, Jogo Festivo Feminino, Voleibol Adaptado, Jogos de tabuleiro (xadrez, dama e dominó), queimada, tênis de mesa, corrida, show de talentos, oficinas terapêuticas e feira de artesanato.

Usuários de dez equipamentos de saúde mental da região sul da capital estão participando do torneio: CAPS Adulto Lídia, CAPS Adulto III Paraisópolis, CAPS Adulto Largo 13, CAPS Adulto Cidade Ademar, CAPS Adulto III Parelheiros, CAPS Adulto Capela do Socorro, CAPS AD Capela do Socorro, CAPS AD III Jardim Ângela, CAPS Infantil M´Boi Mirim e CECCO Santo Amaro.