Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/HIV/AIDS do Parque Ipê completa 11 anos

CTA do Campo Limpo realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

Usuários, gestores e parceiros participaram do evento em comemoração aos 11 anos de funcionamento do CTA Parque Ipê

Por Tatiana Ferreira

As doenças sexualmente transmissíveis (DTS) são vistas como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Entre suas consequências podemos citar a infertilidade feminina e masculina, a transmissão da mãe para o filho e o aumento do risco para a infecção pelo HIV.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como sífilis, HPV, gonorréia e herpes genital.

Outro dado relevante vem das Nações Unidas. A ONU estima que, pelo menos 400 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas cronicamente pelos vírus das hepatites B e C, além de quase um milhão e meio com o da hepatite A.

Para sensibilizar a população quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, a Prefeitura de São Paulo possui 10 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) espalhados pela cidade. Um deles é o Centro de Testagem e Aconselhamento em DST HIV/Aids - CTA Parque Ipê – localizado no Campo Limpo.

Há onze anos o CTA Parque Ipê desenvolve um trabalho educativo importante orientando a população sobre as DSTs, suas formas de transmissão, consequências e a importância de usar a camisinha durante as relações sexuais.

Além disto, a unidade disponibiliza, gratuitamente, insumos de prevenção como preservativos femininos e masculinos para a população, gel lubrificante (para profissionais do sexo e homens que tem relação homossexual), kit de redução de danos e material educativo, além de oferecer aconselhamento e orientação em relação às DST/Aids.

O CTA também faz coleta e realização de exames gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C e teste rápido para HIV e Sífilis. Todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e com produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por ela controlados.

O CTA DST/AIDS Parque Ipê desenvolve suas atividades seguindo as diretrizes do Programa Municipal de DST/AIDS e do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/AIDS, observando também o perfil epidemiológico de seu território de influência.

O atendimento nos 10 Centros de Testagem e Aconselhamento do município é inteiramente sigiloso. Oferece a quem realiza qualquer um dos testes a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde. Quando o resultado dá positivo para alguma DST, a própria equipe do CTA encaminha o paciente para dar inicio ao tratamento nos serviços de referência.

Dia de festa

No dia 17 de julho, o CTA Parque Ipê completou 11 anos de funcionamento com uma grande festa. Segundo a gerente da unidade, Dulce Helena Parciasepe Rangel, foi um dia alegre e que contou com a presença de usuários, conselheiros gestores, agentes de prevenção, ONGs parceiras como o EPAH e a Associação dos Moradores do Jardim Piracuama, Agentes Comunitários de Saúde, além de funcionários do SAE Jardim Mitsutani.

O grupo “Bando Trapos” realizou uma bela apresentação teatral/musical e parte dos pães e bolos foram feitos pelos alunos do curso de panificação oferecido pela Associação de Moradores do Jardim Piracuama.

Serviço:
CTA PARQUE IPÊ

Rua Francisco Antunes Meira, 255 – Campo Limpo
Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h.