Agentes de Zoonoses da região Sul participam de capacitação sobre manutenção de pulverizadores

Cerca de 30 profissionais ficaram o curso, que abordou os procedimentos de limpeza e manutenção das máquinas utilizadas para o controle de animais transmissores de zoonoses

Curso “Manutenção e higienização de equipamentos usados para controle de fauna sinantrópica de interesse à saúde” foi divido em três fases e abordou desde a limpeza à manutenção

Texto e foto: Tatiana Ferreira

A Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) realizou, na primeira quinzena de agosto, um curso de capacitação para os profissionais das cinco Vigilâncias de Saúde Ambiental das Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVIS) da região. O objetivo foi capacitar os Agentes de Apoio/Auxiliar de serviço de saúde - Zoonoses e Especialidade em Saúde responsável de cada SUVIS acerca do funcionamento, higienização e manutenção dos equipamentos usados no dia-a-dia de trabalho.

O curso “Manutenção e higienização de equipamentos usados para controle de fauna sinantrópica de interesse à saúde” foi divido em três fases. Ao todo foram 20 horas de duração.

No primeiro encontro, realizado no dia 1º de agosto, o biólogo Eduardo de Mais, da SUVIS Regional Sul, explicou aos presentes o funcionamento dos equipamentos usados durante a rotina de trabalho. Enfocou, por exemplo, detalhes como o melhor horário de aplicação de veneno para controle de vetores, especificação de regulação de equipamentos, tipos de pulverizadores, uso de bico e equipamento adequado para cada tipo de controle e a importância do uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), entre outros.

Eduardo explica que a rotina de trabalho da Vigilância Ambiental das SUVIS inclui o controle de fauna sinantrópica, com produtos domisanitários, aplicados com equipamentos e maquinários específicos. Tais equipamentos são manuseados principalmente pelos Agentes de Apoio/Auxiliar em Saúde – Zoonoses de cada unidade.

“A durabilidade dos equipamentos, bem como a eficácia na aplicação dos produtos de controle, depende de manuseio e manutenção correta dos mesmos. Portanto, é necessário que o servidor que manuseia tais equipamentos, bem como o técnico responsável pela atividade, tenham pleno conhecimento acerca de seu funcionamento, higienização e noções básicas de manutenção”, explicou.

No dia 5 de agosto, foi a vez dos alunos colocarem “a mão na massa” durante o treinamento prático realizado na SUVIS Campo Limpo. Eles foram instruídos pelos monitores (agentes de zoonoses com experiência na atividade) sobre a correta execução dos procedimentos. Também puderam tirar dúvidas e observar detalhes dos processos de manutenção explicados na aula teórica.

Prova prática

Já no dia 7 de agosto, os agentes e técnicos foram divididos segundo sua SUVIS de lotação e realizaram uma prova prática: higienizar ou realizar a manutenção de um equipamento, pertencente à sua SUVIS, segundo os procedimentos orientados nos módulos teóricos e práticos do curso. Para isso, eles usaram os equipamentos e ferramentas recém-adquiridos pela CRS Sul e enviados às SUVIS para essa finalidade. Como resultado, todas as equipes apresentaram excelente desempenho, realizando todos os procedimentos de forma adequada.

Única mulher do curso, Thais Cobellis Gomes, da SUVIS Santo Amaro e Cidade Ademar, destacou a importância da capacitação. “O curso foi muito produtivo. Gostei bastante. Eu já sabia que seria a única mulher na sala, mas acho válido participar e adquirir conhecimento. O pessoal te dá mais credibilidade e deposita mais confiança em você”.

Thais conta ainda que, mesmo estando em pequena desvantagem em relação aos colegas, fez questão de participar. “Os homens possuem mais facilidade com os equipamentos, pois eles já conhecem as ferramentas desde pequenos. Mesmo tendo um pouco de dificuldade, acho importante participar desses cursos, pois precisamos saber de tudo”.

Thais também participou das atividades práticas, vestindo EPI e colocando a “mão na massa”, junto com seus colegas da SUVIS Santo Amaro e Cidade Ademar.