Comunidade da região Leste fará homenagem a agentes comunitários

Objetivo é demonstrar reconhecimento pelas ações de prevenção de doenças e promoção de saúde

Por Cecília Figueiredo

Na próxima terça-feira (14/10), 36 agentes comunitárias de Saúde (ACS) das sete equipes que integram as unidades com Estratégia Saúde da Família (ESF) União de Vila Nova I e União de Vila Nova II Adão Manoel (São Miguel), serão homenageadas pelo Instituto Nova Arte da União (NUA). O objetivo é demonstrar reconhecimento da comunidade às ações de prevenção de doenças e promoção de saúde realizadas pelas unidades básicas de saúde por meio das ACSs .

Personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, o Agente Comunitário de Saúde ganhou, em 2007, o dia 4 de Outubro como forma de reconhecimento pelo trabalho na linha de cuidado, de identificação dos problemas no território e promoção de saúde. Em junho deste ano, a Lei Federal 12.994 também estabeleceu um piso salarial e diretrizes para o plano de carreira dos agentes, que são o elo entre a UBS e a comunidade.

Gravidez na adolescência, uso abusivo do álcool e outras drogas, hipertensão e diabetes, estão entre os principais focos do atendimento desenvolvido pelas equipes de ESF da UBS União de Vila Nova I (que abrange 11.833 pessoas) e da UBS União de Vila Nova II Adão Manoel (14.633 pessoas).

É por essas atividades, que favorecem a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, que os ACSs serão homenageados pelo Instituto NUA, ONG que atua no bairro por meio de projetos educativos dirigidos a crianças e adolescentes.