STS Penha promove sensibilização sobre Saúde do Imigrante

Atividade discutirá impacto para a saúde pública de problemas como escravidão, tráfico de mulheres e exploração sexual

Por Rosângela Rosendo

Nesta quinta-feira (9/10), às 13h30, a Supervisão Técnica de Saúde Penha, da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste, realizará atividade de sensibilização sobre a Saúde do Imigrante. O evento acontece no auditório da Subprefeitura da Penha e é destinado a profissionais de saúde das unidades básicas de saúde, gerentes, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, Centro de Referência em DST Aids e membros do Conselho Participativo e do Conselho Gestor do território.

A sensibilização visa apresentar os diversos aspectos do problema da escravidão e do tráfico de mulheres, bem como destacar a importância. Também pretende frisar a importância de conhecer os fluxos migratórios nacionais e internacionais de pessoas, migração legal e ilegal e seus impactos sobre a pública por conta de algumas epidemias. A atividade deve destacar ainda o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes, a identificação de possíveis vítimas, canais de denúncia e serviços referenciados para o enfrentamento do problema.

Os participantes poderão conferir a apresentação e o trabalho da organização não governamental Asbrad (Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude), convidada para a atividade e que realiza, no Estado do Rio de Janeiro, um trabalho de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS com prostitutas e pessoas em situação de vulnerabilidade social.