Fórum da região Sul discute formas de melhorar imunização da população

Encontro abordou meios para reduzir taxa de abandono e aumentar cobertura vacinal

Fórum teve como objetivos apresentar o Diagnóstico Situacional das Salas de Vacinas do território

Por Bruna Zanlorenzi

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças é por meio da vacinação. Seguindo esta lógica, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) realizou, nesta quarta-feira (1º/10), no auditório da Universidade Paulista (UNIP) da Chácara Santo Antônio, o 3º Fórum de Imunização da região Sul.

Direcionado aos profissionais da saúde que atuam na região, o fórum teve como objetivos apresentar o Diagnóstico Situacional das Salas de Vacinas do território. Também discutiu estratégias para a melhora das coberturas vacinas e a diminuição das taxas de abandono de vacinação nas unidades da CRS Sul.

Abrindo os trabalhos, Maria Lígia Ramos Nerger, da Subgerência de Imunização do Centro de Controle de Doenças da COVISA, abordou o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde. “O objetivo do programa é induzir o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde no âmbito municipal e estadual”. Maria Lígia também falou sobre as metas de cada vacina.

A Rosemara Melchior, que atua na SUVIS Regional Sul, apontou o diagnóstico Situacional das Salas de Vacinas. Para tanto, fez um comparativo dos dados de 2013 com os parciais e 2014, já na perspectiva de indicar caminhos para o planejamento do trabalho para o próximo ano. “Para 2015, queremos e temos que atingir 100% nos principais itens avaliados, tais como condições ideais de conservação da vacina, padronização do tamanho da sala de vacina, a limpeza, entre outros fatores”, afirmou.

Celeste Regina da Mata, funcionária do Posto de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológios (PADI) Sul, falou sobre a missão do serviço enfatizando questões como o custo do armazenamento, como é realizada a distribuição das vacinas na região e como os pedidos extras interferem na cobertura vacinal.

Tatiane Zuza Ferreira Shinya, Interlocutora de Imunização da SUVIS M’Boi Mirim, relatou os resultados das oficinas Regionais de Imunização que aconteceram em agosto último. “O objetivo da capacitação foi averiguar e adequar o conhecimento dos funcionários das salas de vacinas e monitoramento da Cobertura Vacinal, da taxa de abandono, assim como do entendimento da prática das atividades de vacinações e do fluxo de informação”. No final de sua apresentação, Tatiane apresentou as propostas que cada funcionário participante das oficinas sugeriu para diminuir as taxas de abandono e obter melhoria da cobertura vacinal.

Já Paula Mocny, da SUVIS de Campo Limpo, mostrou a situação de cada SUVIS da região Sul no quesito cobertura vacinal. Marina Emiko Oshima Marcolan, da SUVIS de Santo Amaro e Cidade Ademar, mostrou as propostas para melhoria da Cobertura Vacinal. No final de sua apresentação, Marina apresentou as propostas que cada funcionário, participante das oficinas, sugeriu para diminuir as taxas de abandono e obter melhoria da cobertura vacinal.