Programa Saúde Muito Além da Mesa ajuda pacientes no combate a obesidade

Nutricionistas e endocrinologistas orientam pacientes que querem emagrecer com saúde

Por Mayara Carlis

A obesidade, doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, afeta grande parte da população mundial. Números da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgados pelo Ministério da Saúde, revelaram que 48,5% dos brasileiros estão acima do peso.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde criou a Linha de Cuidados de Sobrepeso e Obesidade – Saúde Muito Além da Mesa. Ela objetiva ajudar pacientes na perda de peso, seja por meio de dietas, exercícios ou intervenção cirúrgica.

Solange Abrão, endocrinologista do Ambulatório de Especialidades Pedreira, que fica na Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro/Cidade Ademar, falou sobre o tema. Confira a entrevista:

A obesidade pode ser considerada uma doença?

A obesidade é uma doença! A definição da obesidade é o excesso de tecido gorduroso no corpo em relação ao tecido magro (músculo) que o individuo possui. Então, nos tempos atuais, ela tem se tornado uma doença epidêmica no mundo. Ela já tem aumentado em proporções significativas no mundo inteiro, principalmente nos países desenvolvidos, e está diretamente relacionada ao excesso de consumo de alimentos, principalmente alimentos processados e industrializados, e a baixa prática de atividade física.

Como o endocrinologista pode contribuir para o tratamento da obesidade?

A obesidade não é uma questão meramente estética. Ela é uma doença que se caracteriza pelo excesso de gordura. O endocrinologista vai avaliar esse paciente do ponto de vista clínico, quais são as doenças que acompanham a obesidade, muitas vezes, diabetes/hipertensão, se possui um colesterol elevado, problemas de articulação. Então, esse profissional vai fazer um programa de reeducação alimentar, além de incentivar a prática do exercício físico.
Esse programa vai ter parceria junto com a nutricionista, porque o endocrinologista faz uma orientação generalizada, enquanto que o nutricionista vai avaliar o paciente individualmente conforme as preferências dele, dentro da quantidade de alimentos e calorias que ele pode consumir.

Qual a principal diferença entre o nutricionista e o endocrinologista?

Com o endocrinologista ele vai ter uma orientação geral sobre a dieta. A nutricionista vai fazer uma dieta individualizada, seguindo aquilo que o paciente tem por preferências, visando sempre uma boa funcionalidade do corpo.

A maioria dos casos de obesidade só se resolve com tratamento medicamentoso e cirurgias?

A grande maioria dos casos conseguiríamos resolver com alimentação, mas sabemos que existe uma dificuldade nos pacientes tanto em relação ao acesso a alimentos saudáveis e também na falta de um suporte dos profissionais. Mas grande parte da obesidade poderia ser combatida apenas com a prática de atividades físicas e reeducação alimentar.

Quando é indicado o tratamento medicamentoso/cirúrgico para o paciente?

Para o pacientes que tem problemas de obesidade crônica e que mesmo com reeducação alimentar e atividade física não conseguem perder peso.

Como o paciente consegue passar pelo nutricionista/endocrinologista?

O paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto da sua casa, manifestar o desejo de fazer o tratamento e os médicos farão o encaminhamento.