Saúde Mental da região sul realiza três fóruns

Atividades ocorreram em setembro

Objetivo do fórum foi o de promover intercâmbio de experiências exitosas na área de saúde mental na Atenção Básica

Por Bruna Zanlorenzi e Mayara Carlis

Foto Bruna Zanlorenzi

Na última quinta-feira (25/09), a Supervisão Técnica de Saúde de Santo Amaro e Cidade Ademar realizou, na Unifesp, mais uma edição do Fórum Intersetorial de Saúde Mental. O encontro reuniu cerca de 40 profissionais de saúde e teve como objetivo promover intercâmbio de experiências exitosas na área da saúde mental na Atenção Básica. 

Ao todo foram apresentados seis trabalhos das unidades CECCO Santo Dias, UBS Vila Joaniza, UBS/PSF Parque São Jorge, UBS Santo Amaro, NASF Mar Paulista e UBS Vila Império. Após a exposição houve discussão e troca mais detalhada de experiências e informações.

Durante o evento também houve mostra de atividades culturais, gastronômicas, apresentações de dança, musicais, práticas esportivas e outras produções culturais.

O fórum contou com o empreendimento solidário Delícias da Vida, fruto das oficinas produzidas pelo CAPS Cidade Ademar, CAPS Paraisópolis, Cecco Santo Amaro, CAPS Capela do Socorro e CAPS Lídia.

‘O atendimento à crise em Saúde Mental’

No dia 19 de setembro foi a vez do Fórum de Saúde Mental da Coordenadoria Regional de Saúde Sul, com o tema “O Atendimento à crise em Saúde Mental”. Nele foi abordada a temática da “RAPS Eixo III – Atenção de Urgência e Emergência” pela palestrante Cibele Neder Toledo, da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Secretária Municipal de Saúde. Também houve palestra de Isanori Nitta, Coordenador do Serviço de Psiquiatria do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha no Campo Limpo. Ambos falaram sobre a RAPS e explicaram a diferença entre urgência e emergência.

Na segunda parte, o assessor da diretoria do SAMU, Claus Robert Zeefried, apresentou o tema “O SAMU e o atendimento à Saúde Mental”. Ele abordou os desafios diários que o SAMU enfrenta para atender a população.

Capela do Socorro

Já o Fórum da Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro aconteceu dia 18 de setembro. Buscou discutir a Rede de Cuidados às pessoas com Transtornos de espectro do Autismo.

A equipe do CAPS Infantil Capela do Socorro falou sobre o autismo e os serviços que a unidade oferece. O funcionário Fábio Saad abordou a experiência de inserir o paciente na sociedade. Segundo ele, não existe uma linha de abordagem mais indicada no atendimento à Pessoa com Espectro Autismo e o tratamento tem que ser tratado de forma individualizada. “Cada caso é um caso, mas você enxergando as qualidades que esses pacientes possuem, se torna mais rico representar um mundo no qual ele tenha a possibilidade de encontrar o seu lugar”.

Trabalhos exitosos de SACA

Alguns dos trabalhos apresentados no Fórum Intersetorial de Saúde Mental de SACA foram:

Busca pelo primeiro emprego

Programa desenvolvido pela ACS Luciana da Silva, da UBS Parque São Jorge, voltado para os adolescentes da região que, dividido em quatro estágios, auxilia o jovem na busca de um primeiro emprego. Exemplo: como elaborar um currículo, se comportar em uma entrevista e quais são as profissões presentes no mercado de trabalho.

Reconhecimento através da dança

Realizado pela educadora física Monica L. Gomes, primeira professora de Hip Hop reconhecida pelo MEC, que ensina, por meio da dança, valores humanos de respeito e diversas outras questões, e que também por meio desta arte, busca a integração entre o jovem e o adulto.

Copa da Inclusão

O CECCO Santo Amaro, em parceria com o CAPS Largo 13, promove oficina aberta de futebol. “O objetivo do CECCO é promover a convivência e nada melhor do que uma oficina aberta como a de futebol, que já faz parte do cotidiano do brasileiro e que estimula a disputa saudável”, explicou Cecília Maria, fonoaudióloga do CECCO Santo Amaro.