CAPS Infantil de Capela do Socorro realizou 10º matriciamento Geral

Objetivo é garantir integralidade da atenção em todo o sistema de saúde e produzir maior resolutividade à assistência oferecida aos usuários

Por Mayara Carlis

O CAPS Infantil de Capela do Socorro promoveu, no último dia 6 de outubro, seu décimo Matriciamento Geral do ano. A atividade visou comprometer profissionais das mais diversas áreas da saúde, coletivamente com o cuidado e a cooperação no trato das crianças, adolescentes e familiares para a construção de Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) Coletivos e vivos da região. Participaram 20 trabalhadores entre Agentes Comunitários (ACS), Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais. Eles discutiram soluções para sete casos mais complexos que estão sendo acompanhados.

O matriciamento Prevê a construção de momentos relacionais nos quais se estabelece troca de saberes entre os profissionais de diferentes serviços envolvidos no cuidado com a saúde dos usuários. Paulo Cezar da Silva, gerente da unidade, explica que graças à atividade, a unidade tem obtido sucesso na condução dos casos discutidos. “Bons exemplos se dão pelo fato de alguns pacientes terem passado a ser acompanhados pela rede quando não apresentam mais indicações para o CAPS. Outra situação é de quando “parcerizado” o atendimento, conseguimos cercar de contato por várias frentes de forma intensiva o cuidado com uma família, por exemplo, com as visitas dos Agentes Comunitários, acompanhamento pelo SASF (assistência social) e frequência da escola no Laboratório de Inclusão semanalmente”, afirmou.

O próximo Matriciamento Geral acontecerá no dia 10 de novembro, a partir das 9h. O CAPS Infantil de Capela do Socorro fica localizado na Rua Caruanense, n° 186, no Grajaú.