Feira de Economia Solidária da região Sul abre inscrições

Interessados em expor trabalho e realizar apresentação cultural devem se inscrever até 20 de outubro

Por Bruna Zanlorenzi

Estão abertas, até o próximo dia 20 de outubro, as inscrições para interessados em expor trabalhos de artesanato ou realizar apresentações culturais na Feira de Economia Solidária da região Sul. O evento acontecerá no dia 7 de novembro, das 10h às 17h, na Praça Floriano Peixoto, próximo à estação de metrô Largo Treze, em Santo Amaro. A Feira é uma realização da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) e da Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária (ECOSOL - Zona Sul).

Podem se inscrever empreendimentos e serviços da zona sul da capital que integram a rede. As inscrições são on-line, via formulário eletrônico disponível no site da Rede Estadual de Saúde Mental e Economia Solidária (confira link abaixo).

A Feira

A Feira de Economia Solidária é resultado da parceria pioneira efetivada em fevereiro. Desde então, vem sendo desenvolvidos importantes projetos como cursos de capacitações para multiplicadores e a consolidação da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) da Região Sul.

Em maio foi realizada, com a participação e apoio da Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Santo Amaro, a primeira edição da Feira de Economia Solidária da Zona Sul. Na ocasião houve exposição de artesanatos, praça de alimentação e atrações culturais produzidas pelos usuários de vários CAPS, CECCOS e coletivos de usuários da saúde mental da região.

O evento pretende promover a inclusão das pessoas que se encontram em exclusão por situações de vulnerabilidade e/ou de saúde, aumentar o conhecimento da comunidade para este processo e fortalecer o comércio solidário em São Paulo, por meio da venda dos produtos produzidos pelos grupos das unidades de saúde mental do território.

A Economia Solidária é uma forma de organização econômica a partir do trabalho coletivo, um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Além disso, se expressa em organização e conscientização sobre o consumo responsável.