Novos médicos são integrados aos serviços municipais de saúde

Foram chamados hoje 274 aprovados em concurso. Estão previstas 1.223 nomeações - 600 para cargo de médico e 623 para demais áreas da saúde

'Eu sou cardiologista infantil, queria trabalhar na minha área e o Hospital Cachoeirinha é referência em neonatologia', disse Cristiane

Por Keyla Santos

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (10/10), na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), as boas-vindas a 274 servidores aprovados em concurso público realizado no início do ano pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo estão previstas 1.223 nomeações. Destas, 600 para o cargo de médico e 623 para as demais áreas da saúde. Na próxima segunda-feira (13/10), mais 345 nomeados poderão escolher a região de atuação. Ao término desta primeira etapa, 619 médicos serão integrados aos serviços da rede municipal de saúde.

Dos convocados a comparecer nesta sexta-feira, 88 foram nomeados para atuar na Regulação e nos Suportes Avançados de Vida (SAV) do SAMU. Outros 122 profissionais atuarão no Hospital Municipal e Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva – Vila Nova Cachoeirinha. Os demais, que totalizam 64 médicos, atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas UBSs Integrais, nos Ambulatórios de Especialidades (AE), Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMA-E) e nos Hospitais Dia da Rede Hora Certa.

Os profissionais aprovados precisam respeitar as datas a fim de não perder o cargo. Logo, têm 15 dias corridos, a partir da data da nomeação, para tomar posse até 24 de outubro. A partir dessa data os médicos terão 15 dias corridos para início de exercício.

Profissionais suprirão carência

Para o coordenador médico do SAMU, José Caruso, a chegada desses profissionais suprirá uma carência nos SAVs e na Regulação. “O médico é o indivíduo que pode entrar em contato com o solicitante e verificar a real necessidade de transporte. Eventualmente, nossas viaturas são acionadas de maneira não tão ideal quanto deveria ser. Agora, com um número maior de médicos na central, poderei gerenciar melhor os meus recursos e tentar mandar para os casos mais urgentes as viaturas disponíveis”, disse.

A coordenadora de Gestão de Pessoas da SMS, Maria Luiza, informou que as contratações são importantes para cobrir cargos que estão em aberto devido a aposentadorias. Ela espera que esses profissionais iniciem o exercício o quanto antes. “Hoje eles vão escolher a vaga e serão encaminhados ao Departamento de Saúde do Servidor (DSS) para fazer exame médico. Após esse procedimento eles têm 15 dias para tomar posse. Depois que tomam posse, têm mais 15 dias para o início de exercício. Após essas etapas e, de acordo com o local de atuação, eles começam a fazer os treinamentos e capacitações necessários”, explicou.