São Paulo promove Encontro sobre Tuberculose

Evento terá palestras e vai premiar unidades que conseguiram melhor desempenho no controle da doença

Por Bruna Zanlorenzi e Tatiana Ferreira

Nesta terça-feira (14/10), a partir das 7h45, acontecerá o 11º Encontro da Tuberculose da Cidade de São Paulo. Tema: “Driblando a Tuberculose”. O evento será realizado no auditório da Universidade Paulista (Rua Vergueiro, 1.211).

Além das apresentações técnicas sobre “Linha de Cuidado: Atenção integral ao doente de tuberculose”, “A implantação do Teste Molecular Rápido para TB na Rede de Atenção à Saúde do município de SP (Ministério da Saúde)” e “Comorbidade: Tuberculose e diabetes”, o evento vai premiar as unidades que conseguiram melhor desempenho nas atividades de controle da tuberculose. A ideia é incentivar o aprimoramento dos profissionais e unidades que trabalham com o programa.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença contagiosa, causada pelo Bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Ele ataca principalmente os pulmões e, na quase totalidade dos casos, tem cura se o tratamento for feito de forma adequada pelo tempo mínimo de seis meses.

A doença é transmitida pelo ar e causa tosse, acompanhada ou não de escarro. É uma doença grave, que pode levar à morte os pacientes não tratados.

Entre os principais sintomas estão: tosse por mais de três semanas associada ou não à falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço e febre baixa (geralmente no fim da tarde).