Fórum de Hospitais e Prontos Socorros da CRS Oeste discute implantação de Redes de Atenção à Saúde

Desde 2013, organismo articula importantes equipamentos de saúde da região

Doutor Adilson Guardado, responsável pela Regulação da CRS Oeste, suscitou um debate sobre os principais problemas a serem enfrentados localmente

 

Por Alexandre Nemes Filho e Cristiane Guterres

A Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) promove, desde 2013, o Fórum de Hospitais, Prontos Socorros e Supervisões Técnicas de Saúde da região. O objetivo é a efetiva implantação das Redes Temáticas de Atenção à Saúde (Rede Cegonha, Rede de cuidado com a pessoa com deficiência, Rede de Atenção a Urgência e Emergência e Rede de Atenção Psicossocial). O último encontro, organizado pela Comissão Gestora Inter-regional Oeste, ocorreu no dia 2 de outubro. Nele, se reuniram participantes do Fórum e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Estadual de Saúde no nível da CRS Oeste.

O coordenador regional de Saúde Oeste, Dr. Alexandre Nemes Filho, falou sobre a composição da Rede Regional de Saúde, composta por serviços municipais, serviços gerenciados por entidades parceiras, hospitais universitários e hospitais que desenvolvem atividade de filantropia articulada com a rede pública municipal de saúde. Segundo ele, uma discussão desta magnitude, e com estes atores, evidencia os nós críticos existentes na articulação e nos serviços prestados. Também aponta soluções que podem ser viabilizadas prontamente.

Durante a reunião, Dr. Adilson Guardado, responsável pela Regulação da CRS Oeste, suscitou um debate sobre os principais problemas a serem enfrentados localmente, com a “fila de espera” por consultas especializadas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em âmbito municipal. Guardado apresentou a composição da fila e falou sobre a sua redução em 5%, com o aumento da oferta de vagas através de ações promovidas pela SMS.